×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos volta a participar de festival de cinema francês

O Festival Varilux acontecerá durante três dias no Trianon com entrada franca

Cultura
Por Ocinei Trindade
13 de junho de 2019 - 19h12

Cena de A revolução em Paris, um dos filmes do festival de cinema (Reprodução)

Este ano, o Festival Varilux de Cinema Francês comemora dez anos de realização no Brasil. A cidade de Campos contou com uma edição apenas, em 2011, com boa repercussão e público. Entretanto, as salas da cidade não se interessaram mais pela mostra, diferentemente de cidades como Macaé e Nova Friburgo. O festival acontece de 6 a 19 de junho, mas, em Campos, será realizado nos dias 21, 23 e 25, no Teatro Trianon, com entrada franca. Ativistas culturais como integrantes do Cineclube Marighella e agentes da prefeitura se empenharam para sediar a mostra.

De acordo com Léo Puglia, um dos integrantes do coletivo Cineclube Marighella,  Campos entrou no calendário fora da data porque foi realizada uma parceria com o Varilux e o Teatro Trianon em cima da hora.

“A equipe do Varilux decidiu bancar essa extensão do calendário oficial para incluir Campos na programação. Ainda conseguimos negociar para que todas as exibições fossem gratuitas, o que não é comum no festival. Eles só topam em circunstâncias especiais. Levar o festival para Campos representa um passo importante para eles. O município é muito relevante para ficar tanto tempo fora do circuito”, disse.

Asterix é o longa de animação para público de todas as idades (Reprodução)

Para Tim Carvalho, um dos integrantes da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, o Trianon está reservado para três dias diferentes, onde os filmes franceses serão exibidos. A expectativa é das melhores. Em uma das sessões, o filme infantil “Asterix e o segredo da poção mágica” deverá contar com alunos da rede pública na platéia. “Fui apenas mediador para a realização do Festival aqui no Trianon. Como servidor público e produtor cultural, fiz apenas a minha atribuição”, comenta. A iniciativa dos envolvidos para trazer o Festival Varilux de volta a Campos é voluntária, sem fins lucrativos.

Os admiradores do cinema poderão assistir as últimas novidades da produção da França, considerada uma das mais importantes do mundo. O encerramento do Festival Varilux em Campos será com o longa-metragem  ‘A Revolução em Paris’, do diretor Pierre Schoeller. “O filme narra a Revolução Francesa pela perspectiva das mulheres.  É o lançamento principal da edição deste ano. O diretor está no Brasil, inclusive. Depois da exibição, faremos debate com duas professoras”, explica Léo Puglia.

 

Cena de Boas Intenções, de Gilles Legrand, filme da mostra (Reprodução)

Programação do Festival Varilux de Cinema Francês em Campos dos Goytacazes:

Local: Teatro Municipal Trianon

Rua Marechal Floriano, 211 – Centro

Dia 21 – sexta-feira

14:00

O mistério de Henri Pick

17:00

Quem você pensa que sou

 

20:00

Amor à segunda vista

 

Dia 23 – domingo

14:00

Boas Intenções

17:00

Cyrano de Bergerac – o clássico

20:00

Cyrano, mon mour

Dia 25– terça-feira

10:00

Asterix e o segredo da poção mágica

14:00

Meu bebê

17:00

O professor substituto

19:30

A Revolução em Paris