×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Após desabamento, reparo do forro da Catedral deve ser concluído nas próximas semanas

Parte do forro de gesso desmoronou na madrugada do dia 18 de maio durante fortes chuvas que atingiram a cidade

Campos
Por Redação
13 de junho de 2019 - 18h36

O reparo total do forro de gesso da Catedral do Santíssimo Salvador, em Campos, deve ser concluído nos próximos dias. Segundo a administração da Catedral, a recuperação do telhado está concluída e o engenheiro civil responsável pela obra terminará, ainda esta semana, o projeto de restauração do forro do templo para apresentá-lo ao Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam).

Parte do forro de gesso desabou na madrugada do sábado, dia 18 de maio. A queda da estrutura aconteceu após as fortes chuvas do dia anterior e só foi percebida pela manhã, quando funcionários e padres chegaram para iniciar os preparativos da missa das 7h. Os escombros atingiram um confessionário e cadeiras localizadas do lado direito da nave principal. Não houve feridos.

Patrimônio tombado — O projeto do reparo do forro precisa de restauro que preserve a originalidade da estrutura, já que o prédio da Catedral é tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam).

Em estilo neoclássico, a Catedral do Santíssimo Salvador foi inaugurada em 1935 e tem como um de seus destaques os vitrôs ricamente trabalhados, que ilustram passagens bíblicas e não foram danificadas. Parte de seu acervo sacro integra o “Inventário de arte sacra fluminense”, levantamento realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Embora o teto não esteja totalmente recuperado, a Catedral tem autorização da Defesa Civil para funcionamento.