×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Chikungunya: Secretaria de Saúde investiga morte de criança de dois meses em Campos

Sorologia deu positiva para chikungunya, mas também apontou presença de uma bactéria no sangue

Campos
Por Redação
11 de junho de 2019 - 17h38

Criança estava internada no Hospital da Unimed (Foto: Divulgação)

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que aguarda resultados de exames complementares para fechar o diagnóstico do óbito de um bebê de dois meses, que ocorreu em Campos, na última segunda-feira (10). Ainda segundo o órgão, um dos exames da criança, que era moradora da Baixada Campista, apontou a presença de uma bactéria no sangue, contudo, também apresentou resultado de sorologia positiva para chikungunya. O tipo da bactéria será confirmado nesta quarta-feira (12).

A criança estava internada no hospital da Unimed. A Vigilância em Saúde disse que informações pessoais não serão divulgadas pelo órgão sem a autorização da família.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) disse que vem realizando ações de rotina, também na região da Baixada, para combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. “Ainda esta semana uma equipe do órgão foi encaminhada à região de moradia da família da criança para nova ação e, principalmente, orientação sobre os principais cuidados focos do mosquito nas residências”, disse o órgão em nota.

De acordo com informações do CCZ, mais de 90% dos focos do mosquito, encontrados durante o LIRAa, estavam dentro de residências habitadas e em quintais. “Por isso, é fundamental a participação da população reforçando as ações do poder público. Mutirões estão sendo realizados em diversos pontos da cidade, principalmente nos locais onde é maior o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya”, concluiu a nota.