Ministério da Saúde amplia vacinação contra a gripe para toda população

Vacina para pessoas fora do público alvo da campanha está disponível a partir de segunda

Saúde
Por Redação
30 de maio de 2019 - 13h09

Adesão à campanha de vacinação ainda é considerada baixa em Campos (Foto: Silvana Rust)

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, a partir de segunda-feira (3), toda a população poderá se vacinar contra a gripe. Em Campos dos Goytacazes, de acordo com o órgão municipal, há um baixo índice de cobertura do público alvo, de pouco mais de 54%. No município, 17 casos de H1N1 já foram notificados, sendo que dois deles evoluíram para óbitos.

A princípio, o público-alvo incluía idosos, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os profissionais de escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, detentos e os funcionários do sistema prisional.

Para a imunização, é necessário levar o cartão de vacinação e documentos de identificação com foto (pessoal e funcional para profissionais da saúde e da força de segurança). Caso seja puérpera ou gestante, trazer cartão de gestante. A assessora chefe da Vigilância Epidemiológica destaca ainda que os familiares de pessoas acamadas devem acionar o serviço via telefone. Basta ligar para o número (22) 98175-2482 e faremos o agendamento para vacinar essas pessoas em suas casas.

Prorrogação no estado — A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro decidiu prorrogar por mais 15 dias a vacinação contra a gripe. A campanha se encerraria nesta sexta-feira (31).