×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Universidade Federal Rural perde ação para Grupo Itamarati e poderá ser despejada

Campos está perto de perder mais uma em sua história

Campos
Por Coluna do Balbi
28 de maio de 2019 - 17h55

Sede da UFRRJ fica na RJ-216 (Foto: reprodução)

Campos está prestes a perder uma das principais instituições de pesquisas de cana-de-açúcar do país. A qualquer momento, o Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, localizado na RJ-2016 poderá ser despejado pela Justiça.

O drástico quadro foi confirmado nesta terça-feira (28) com exclusividade para essa coluna pelo diretor do campus, o professor Jair Felipe. Ao todo, o campus concentra 73 funcionários federais, gerando outros 30 empregos diretos.

O Campus está instalado aqui desde 1973 na área que pertencia ao extinto Planalsucar, que deixou de existir juntamente com o Instituto do Açúcar e do Álcool- IAA.

Entenda o caso: Nos anos 70, o médico Leonel Miranda, que foi ministro da saúde e dono da usina São José, doou aquela área de terra para que nela fossem desenvolvidas pesquisas em cana-de-açúcar.

Com o fim do IAA, a área foi devolvida ao espólio de Leonel Miranda e incorporada novamente ao patrimônio da usina São José, que foi comprada pelo poderoso grupo Itamarati que aqui investe em loteamentos urbanos. O Grupo Itamarati agora quer as terras do campus de volta para fins imobiliários.

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro entrou na Justiça mas perdeu em todas as instâncias. O despejo parece eminente e custará caro para o município de Campos. Para se ter uma ideia, neste local foram desenvolvidas várias variedades de cana RB, as principais plantadas hoje no país.

O diretor do campus, Jair Felipe disse que nesta quarta-feira pretende encontrar com os vereadores do município para iniciar uma campanha junto a sociedade organizada no sentido de que Campos não venha a perder mais essa.