×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura de Campos confirma duas mortes por H1N1 no município

Vigilância em Saúde reforça a necessidade da vacinação contra o vírus Influenza; nenhuma das duas vítimas havia sido imunizada

Geral
Por Redação
28 de maio de 2019 - 10h52

A Prefeitura de Campos confirmou, nesta terça-feira (28), duas mortes por H1N1 no município. Uma mulher de 27 anos e um menino de seis morreram com suspeita da doença. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, 17 casos deste tipo de gripe foram notificados em 2019. A Vigilância em Saúde reforça a necessidade da vacinação contra o vírus Influenza. Nenhuma das duas vítimas havia sido imunizada.

Segundo a secretaria de Saúde, a mulher é residente de outro município. Já o menino tinha doença prévia e estava internado em um hospital particular.

Somente 52,22% da população recorreram aos pontos de vacinação contra a gripe Influenza no município. A uma semana do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, Campos imunizou 62.275 pessoas até o último dia 23. Como a expectativa é imunizar mais de 126 mil pessoas até o dia 31 de maio, os números ainda estão abaixo do esperado no município.

Segundo a assessora chefe da Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina, a vacinação é de extrema importância para a não evolução das formas graves e até mesmo morte pela gripe. “A procura ainda está baixa. Precisamos que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinar”, alerta Lastorina.

O público-alvo da campanha inclui idosos, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os profissionais de escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, detentos e os funcionários do sistema prisional.

Para a imunização, é necessário levar o cartão de vacinação e documentos de identificação com foto (pessoal e funcional para profissionais da saúde e da força de segurança). Caso seja puérpera ou gestante, trazer cartão de gestante. A assessora chefe da Vigilância Epidemiológica destaca ainda que os familiares de pessoas acamadas devem acionar o serviço via telefone. Basta ligar para o número (22) 98175-2482 e faremos o agendamento para vacinar essas pessoas em suas casas.

Alguns cuidados também são necessários para prevenir a doença, como lavar sempre as mãos, principalmente, após tossir e espirrar; manter ambientes arejados; cobrir boca e nariz sempre que for tossir ou espirrar, entre outros cuidados.