×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Árvore que ameaçava moradores em Campos é removida

A companhia de energia Enel escalou uma equipe para retirar parte da árvore no Parque Santa Helena

Comunidade
Por Redação
24 de maio de 2019 - 15h47

Após denúncias de moradores do Parque Santa Helena sobre uma árvore que ameaçava cair na Travessa Estilac Leal, o problema começou a ser solucionado nesta sexta-feira (24). Técnicos da concessionária de energia Enel foram até o local para iniciar a remoção da árvore. O trabalho começou pelo corte de galhos que estavam afetando a fiação elétrica. A reclamação foi divulgada pelo Jornal Terceira Via na última terça-feira (21). A Prefeitura de Campos e a Enel foram questionadas sobre a queixa dos moradores. A resolução foi providenciada depois dos apelos.

No início desta semana, a secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) informou que o Setor de Arborização e a coordenadoria de Defesa Civil haviam solicitado à Enel para que a árvore fosse separada da rede elétrica, e só assim pudesse fazer a remoção. Por sua vez, a Enel informou que  faria contato com a Defesa Civil para alinhar o desligamento da rede elétrica. Vários moradores estavam aflitos com a situação da árvore que passou a ficar inclinada depois de um vendaval que atingiu o bairro que fica em Guarus. Uma família temia ser atingida e precisar sair de casa.

A árvore da Estilac Leal fazia parte da paisagem local há mais de 30 anos. Por ser uma travessa, a via é pouco arborizada. Sua remoção gerou lamentos, mas também alívio, pois nos últimos quatro meses a fiação elétrica ajudou a apoiar a árvore que se desprendeu do solo e poderia causar muitos danos se caísse. “Em dias de vento forte, a gente ficava muito apreensiva. Agora, estamos mais tranquilos”, disse uma moradora. A próxima etapa caberá à prefeitura para concluir a retirada total da árvore.

Vídeo da poda da árvore: