×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Governo Witzel determina que universidades estaduais respondam à imprensa somente após avaliação

Medida afeta a Uenf, em Campos, mas também a Uerj e Uezo; secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação vai avaliar respostas

Educação
Por Redação
21 de maio de 2019 - 12h52

(Foto: Silvana Rust)

O Governo Wilson Witzel (PSC) determinou que respostas a questionamentos feitos pela imprensa às unidades de ensino superior do Estado passem obrigatoriamente pela secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. A informação foi divulgada pelo jornalista Ancelmo Góis, em seu blog, hospedado no site do jornal O Globo.

A medida afeta a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos, mas também a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo).

O reitor da Uenf, Luís Passoni, confirmou que a instituição recebeu um ofício determinando que “toda e qualquer demanda enviada pela imprensa, solicitando informação à referida vinculada, deverão, obrigatoriamente, passar por esta secretaria”.

Em contato com a posta, porém, ele teria sido informado de que o documento “foi mal redigido”.

“Nós recebemos esse ofício e achamos muito estranho, porque o que ele propõe fere a autonomia das universidades públicas. Questionamos a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação sobre a iniciativa e recebemos a informação de que o texto foi mal redigido. Segundo eles, a ideia seria colocar a assessoria da pasta à disposição das universidades, para que as instituições de ensino divulguem seus materiais pelos canais oficiais do governo do Estado”, disse Passoni.

Veja abaixo a cópia do ofício encaminhado a esta última: