×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

O desenvolvimento passa por Campos

Município recebe seminário sobre infraestrutura com a presença de autoridades da região Norte, do Estado e da União

Geral
Por Marcos Curvello
20 de maio de 2019 - 7h00

(Foto: Carlos Grevi)

Campos sedia, esta semana, o primeiro Seminário de Desenvolvimento Regional do Norte e do Noroeste Fluminense. O evento acontece entre quarta (22) e quinta-feira, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), e reúne autoridades da cidade e de outros quatro municípios vizinhos para discutir a infraestrutura e a economia regional, em vista de projetos já em desenvolvimento e investimentos potenciais. Estarão presentes, também, representantes dos governos estadual e federal, empresários e formadores de opinião.

Realizado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), o evento vai discutir a infraestrutura regional, que forma o principal gargalo para o avanço econômico de Campos e municípios vizinhos. Na pauta, estão a duplicação da BR-101 e da BR-356, a criação da RJ-244, que funcionará como um corredor logístico ligando Campos ao Porto do Açu, em São João da Barra, o avanço da Estrada de Ferro 118, que vai conectar o Rio a Vitória, no Espírito Santo, e a finalização da Ponte da Integração, entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.

“A ideia é colocar o Poder Público em suas diferentes esferas e a iniciativa privada para conversar. Sentar agências reguladoras e concessionárias, entidades do setor produtivo e empresariado, para discutir o futuro da região. Apresentar previsões de crescimento e impactos dos negócios, para que se possa antecipar as questões estruturais e logísticas”, diz Lucas Vieira, presidente da Associação das Indústrias do Distrito da Codin e de Guarus (AIC), que organiza o evento.

A ideia é que o que for discutido no seminário se transforme em um documento que oriente ações futuras do governos e das empresas. “Esperamos, ao fim do encontro, gerar um protocolo de intenções ou algo do tipo”.

De acordo Vinícius Viana, secretário executivo do Cidennf e Presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos dos Goytacazes (CODEMCA), o evento reflete a principal ideia do consórcio, que é o estabelecimento de uma “gestão regional”. “Partimos de interesses comuns para solucionar problemas que afetem toda a região. O foco, agora, é a infraestrutura, que é justamente o que alavanca o desenvolvimento”, diz.

Palestras e sessões de negócio

O seminário terá sua programação dividida em dois dias. Estão previstas palestras, falas e mesas redondas, além de uma sessão de negócios, que vai promover contato entre empresas, com vistas à promoção de parcerias comerciais e troca de know how.

Presidente do Cidenff e anfitrião do evento, o prefeito de Campos Rafael Diniz faz a abertura oficial na quarta-feira, às 14h. Em seguida, haverá falas de representantes dos governos estadual e federal.

A programação continua às 15h, com uma análise das potencialidades dos municípios da região pelo próprio Cidennf — além de Campos, integram a entidade Cardoso Moreira, São Fidélis, Conceição de Macabu e Quissamã.

Em seguida, às 16h, o secretário estadual de Desenvolvimento, Lucas Tristão, vai falar sobre a política de desenvolvimento regional fluminense. Depois, às 17h, haverá uma palestra a respeito da política de infraestrutura do Governo Federal.

Na quinta-feira, a discussão começa mais cedo, às 9h, com uma exposição sobre o cenário econômico regional, feita por Marcelo Pereira, gerente de estratégia e diretrizes do Sebrae.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Fábio Galvão, aborda, às 9h30, incentivos e políticas de desenvolvimento. Ele será seguido por Alexandre Rodrigues, presidente da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio), que vai falar sobre crédito e financiamento para empresas e prefeituras.

A programação retorna na parte da tarde, a partir das 14h, quando Jonathas Goulart e Eliane Carvalho, respectivamente gerentes de estudos econômicos e coordenadora de negócios em responsabilidade social da Firjan, discutirem o cenário econômico regional e o impacto de projetos sociais no desenvolvimento.

Inscrições

A participação no primeiro Seminário de Desenvolvimento Regional do Norte e do Noroeste Fluminense é gratuita. Mas, como a capacidade do Centro de Convenções da Uenf é limitada a 540 lugares, os interessados devem se inscrever pelo site www.sederennf.com.br.

De acordo com Lucas Vieira, a procura tem sido grande. “Cerca de 60% das vagas já estão reservadas. Então, quem quiser participar, acesse logo o site e garanta seu lugar”, diz.