×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Igreja faz campanha para montar Órgão de Tubos vindo da Alemanha

Instrumento ficará na Igreja Principal da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney

Cultura
Por Redação
20 de maio de 2019 - 17h16

A Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, administrada pelo Bispo Dom Fernando Rifan, recebeu, no começo de 2017, em sua Igreja Principal, no Parque Leopoldina, em Campos, um Órgão de Tubos Steinmeyer, de 1950, doado pela Igreja Luterana Kleine Kirche, da cidade de Karlsruhe, na Alemanha. Atualmente, a circunscrição eclesiástica realiza a captação recursos para montagem do instrumento, iniciada recentemente, com previsão de conclusão para o mês de setembro.

– A Paróquia do Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vem sendo construída desde 1990, com o apoio da comunidade. Desde o surgimento do projeto, o espaço reservado ao órgão de tubos era uma das partes da edificação do templo. Desde a doação do instrumento, iniciamos uma campanha que, nos próximos meses, será de suma importância para a conclusão do projeto de montagem – explica Dom Fernando Rifan.

Conforme informações fornecidas pelo pároco da Igreja Principal, padre Claudiomar Silva Souza, o órgão, considerado o instrumento específico ao ofício litúrgico, marca o começo da concretização de mais um sonho da Administração Apostólica, que, este ano, completou 17 anos de sua missão, através da qual realiza a divulgação da forma extraordinária do Rito Romano.

– Após o levantamento de custos, iniciamos a captação de recursos para a viabilização da montagem do instrumento. Nosso cronograma avança de forma positiva, mas, sem a ajuda da comunidade, nada será possível – detalha padre Claudiomar.

Montagem – Em Campos desde o dia 20 de abril, o organeiro alemão Fredmann Mauch já deu início aos trabalhos de revisão e restauração das mais de 10 mil peças do órgão que, montado, pesa 3 toneladas. No próximo dia 20, o mestre organeiro, também alemão, Markus Roth chagará ao município para dar seguimento aos trabalhos. Roth esteve na Igreja Principal em 2017, para desembalar as peças do instrumento.

– O órgão ficou lacrado por dois anos, desde a sua desmontagem, na Alemanha. Nesse momento, meu trabalho é realizar a limpeza e alguns reparos, em cada peça. Estou muito feliz com a oportunidade de fazer parte deste projeto que representa a chegada de um instrumento raro ao município de Campos – observa o organeiro Fredmann Mauch.

Doações – Quem puder ajudar na campanha, pode fazer doações de qualquer valor, na conta da Administração Apostólica, no Banco do Brasil: Agência 0005-1, Conta Corrente 104.369-2. O CNPJ da circunscrição eclesiástica é 05.517.423/0002-88.