×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Forro de gesso da Catedral Santíssimo Salvador desaba após chuva

Parte da cobertura do corredor direito veio abaixo durante a madrugada; ninguém ficou ferido. VEJA VÍDEO

Campos
Por Marcos Curvello
18 de maio de 2019 - 10h47

(Fotos: Pe. Moisés Mello)

Parte do forro de gesso da Catedral do Santíssimo Salvador desabou na madrugada deste sábado (18). A queda da estrutura aconteceu após as fortes chuvas de sexta-feira e só foi percebida pela manhã, quando funcionários e padres chegaram para iniciar os preparativos da missa das 7h. Os escombros atingiram um confessionário e cadeiras localizadas do lado direito da nave principal. Não houve feridos.

A Defesa Civil não precisou ser acionada, mas as aulas da catequese infantil, que acontecem todos os sábados pela manhã, foram suspensas. Já as missas previstas para este domingo (19), serão celebradas no Santuário Diocesano de Adoração Perpétua.

De acordo com o pároco da catedral, monsenhor Leandro Diniz, uma equipe de carpinteiros e pedreiros já está no local e avalia a extensão dos danos. “As calhas estavam entupidas e não suportaram o grande volume de chuva desta sexta-feira. A água transbordou, passou pelas gretas das telhas de amianto e encharcou o forro de gesso, que acabou cedendo. Infelizmente, danificou um confessionário, mas ninguém se machucou”, diz o monsenhor.

Medições da Defesa Civil apontam um volume de chuva de 78mm na área central, nas últimas 24 horas. “Os números superam a previsão de chuva feita por institutos meteorológicos, que estimavam de 20mm a 28mm para esta sexta-feira e 30mm a 57mm para este sábado”, diz nota enviada pela Prefeitura.

O forro será reforçado, as calhas serão limpas e novas telhas serão colocadas no telhado, para impedir novas infiltrações e garantir a continuidade dos trabalhos e do atendimento à população. “Hoje à noite, inclusive, teremos um casamento”, diz o pároco.

Patrimônio tombado — O reparo do forro, porém, dependerá da confecção de um projeto de restauro que preserve a originalidade da estrutura, já que o prédio da Catedral é tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam).

“Vamos ter que sentar e verificar como refazer o forro dentro das especificações técnicas necessárias. Então, isso ainda vai demorar um pouco”, diz monsenhor Leandro.

O Coppam afirma que o projeto de restauro do telhado “será acompanhado” e que deverá “passar pelos conselheiros”.

Em estilo neoclássico, a Catedral do Santíssimo Salvador foi inaugurada em 1935 e tem como um de seus destaques os vitrôs ricamente trabalhados, que ilustram passagens bíblicas e não foram danificadas. Parte de seu acervo sacro integra o “Inventário de arte sacra fluminense”, levantamento realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

No momento, o prédio passa por processo de pintura de suas paredes externas, obra que foi objeto de campanha de financiamento durante o ano passado.

Veja mais fotos e um vídeo: