×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Meteorologia emite alerta por conta das chuvas na região

A previsão é de chuva forte até domingo; na tarde desta sexta-feira, ruas de Campos ficaram alagadas

Campos
Por Redação
17 de maio de 2019 - 16h55

Ruas centrais foram tomadas pela água da chuva que não escoou (Fotos: Carlos Grevi)

A previsão do tempo para todo o fim de semana em Campos é de chuva. Serviços de meteorologia emitiram alertas para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O estado de atenção será necessário durante o período nessas regiões. Em Campos, vários transtornos foram identificados na área central por causa de alagamentos. Moradores passaram a compartilhar imagens nas redes sociais abordando os problemas. O trânsito ficou comprometido nas principais ruas e avenidas da cidade.

Para quem passou pela Rua dos Goytacazes, Rua Ypiranga e Avenida 28 de Março teve dificuldades de transitar. Alguns carros tiveram muitas dificuldades de passar. A água cobriu muitas calçadas e invadiu quintais de residências nessa região central de Campos.

Descida da ponte Leonel Brizola com tráfego afetado devido ao volume de água

A Defesa Civil Municipal se posicionou inicialmente e adiantou que medidas emergenciais estão sendo providenciadas. Há problemas com ressaca no litoral, segundo o coordenador Edison Pessanha .

Nota da Prefeitura

Região do Mercado Municipal invadida pela água que se acumulou no camelódromo

De acordo com dados contabilizados pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, nesta sexta-feira (17) já choveu 113 mm. Os institutos de meteorologia indicam previsão de 30 mm a 57 mm neste sábado (18) e, no domingo (19), de 18mm a 35mm. A chuva começa a perder força na terça-feira (21).

A equipe da Coordenadoria esteve na tarde desta sexta-feira (17) em Farol de São Thomé, para vistoriar a estrada que liga o litoral campista ao Açu, em São João da Barra. Segundo o coordenador major Edison Pessanha, o alerta emitido pela Marinha do Brasil é de ressaca neste sábado e domingo (19), com picos no último dia de ondas de até 3,10m. A estrada, que há anos é afetada por erosão, será interditada na manhã deste sábado (18).

“No domingo teremos tábua de maré (movimento periódico das águas do mar) de 1,70m, o que aumenta ainda mais a força das ondas. Fizemos hoje (sexta) a vistoria nessa estrada que, por diversas vezes, foi atingida por ressaca e, por precaução, vamos interditá-la até que a situação esteja normalizada. A atividade pesqueira, por recomendação da Marinha do Brasil, está suspensa nos próximos dias”, explicou.

Rua Conselheiro Thomaz Coelho: sede da ong Orquestrando a Vida  alagada

Transtornos

Outras áreas de Campos voltaram a ficar alagadas como o Mercado Municipal e Shopping Popular. Na descida da Ponte Leonel Brizola, o trânsito ficou comprometido. Veículos tiveram dificuldades de atravessar. No lado de Guarus, o acesso ao viaduto chegou a ser interrompido por alguns instantes.

Na Rua Conselheiro Thomaz Coelho, a sede da ong Orquestrando a Vida se viu novamente ameaçada pela água da chuva acumulada. Funcionários e alunos da instituição ficaram em alerta para evitar outros prejuízos, já que frequentemente em dias de chuva forte a escola de música tem sido prejudicada.

Uma máquina utilizada em obra na Beira Valão ficou parcialmente coberta

Uma imagem chamou a atenção de quem passou pela Avenida José Alves de Azevedo, mais conhecida como Beira-Valão. Uma máquina de dragagem utilizada em uma obra da prefeitura na região ficou parcialmente coberta pela água represada na descida da Ponte Leonel Brizola.

A água acumulada invadiu calçadas e ameaça estabelecimentos comerciais e residências no entorno das ruas dos Goytacazes e Ypiranga. Sem opção, pedestres tiveram que caminhar dentro da água, apesar dos riscos.

Defesa Civil Regional orienta

A Coordenadoria Regional de Defesa Civil – Redec Norte, informou que durante esse período de chuva, até o momento, a situação é de atenção. O coordenador Redec, Tenente Coronel Joelson Oliveira, aponta que as chuvas irão permanecer ainda sobre a região, mas o sistema hídrico está recebendo bem essas chuvas, pois estava bastante abaixo do nível.

Em caso de chuvas fortes ou temporal a orientação são as seguintes:

Permaneça ou procure um local seguro. Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;

Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;

Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal;

Redobre atenção ao dirigir. Em caso de chuva, as pistas ficam escorregadias e podem conter bolsões d’água. Mantenha sempre os faróis acesos mesmo dentro das cidades;

Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;

Evite colocar o lixo nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias;

Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação;

Se necessário, use os telefones de emergência 193 do Corpo de Bombeiros e 199 da Defesa Civil.

Veja mais imagens dos alagamentos em Campos