×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Organizadores e palestrantes preparam festival científico em bares de Campos

Maior evento do gênero, o Pint of Science será realizado em 24 países e em 85 cidades brasileiras

Cultura
Por Redação
14 de maio de 2019 - 18h17

Organizadores do Pint of Science se reúnem em bar de Campos (Fotos;Divulgação)

Contagem regressiva para a realização do maior festival científico do mundo, o Pint of Science, evento que mistura cerveja e ciência nos bares. A mostra acontece simultaneamente em 24 países, de 20 a 22 de maio. Pela segunda vez, Campos integra a lista de cidades brasileiras participantes. Este ano, são 85 municípios ao todo. O diferencial do festival é o ambiente descontraído para promover e divulgar trabalhos e pesquisas desenvolvidos nas universidades. O público poderá conferir em três bares a participação de 19 palestrantes. A entrada é franca.

Organizadores, professores, estudantes e voluntários se reuniram em um dos bares que receberão o Pint of Science para tratar dos últimos preparativos do evento que começa na próxima segunda-feira (20), a partir de 19h. A coordenação local do festival apresentou instruções e orientações para os palestrantes que poderão interagir com o público de modo informal sobre temas científicos relevantes utilizados no dia a dia da sociedade. Manter o diálogo com o público é uma das finalidades do evento. Trata-se de uma possibilidade de atrair novos estudantes e pesquisadores para a universidade.

Instruções foram apresentadas aos palestrantes em evento que acontecerá em três bares

A poucos dias do Pint of Science em Campos, os participantes estão empolgados com a experiência. Em 2018, foram dois bares que acreditaram no projeto que é realizado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Em 2019, três bares vão abrigar o festival em endereços movimentados como as avenidas Pelinca e Arthur Bernardes.  O Pint of Science acontecerá no Antônio, Sagrito e Armazém Gastropub, e conta com apoio das  instituições de ensino IFRJ, IFF, PUC-Rio, FMC e UFFRJ, além da Livraria Leitura, Prefeitura de Campos, Cervejaria Pindorama e  Laboratório de Análises Clínicas Hemoclin.

O Pint of Science surgiu em Londres, Reino Unido, em 2013, com realização de palestras e pesquisas científicas em bares. Outros países adotaram a ideia. No Brasil, acadêmicos, estudantes e especialistas divulgarão seus conhecimentos em ambientes descontraídos entre goles de cerveja, mas sem perder o compromisso com a promoção científica. As cidades do Rio de Janeiro,Volta Redonda, Petrópolis, Niterói e São Fidélis também participam do festival mundial.

Programação em Campos

Bar Antônio

Dia 20

Tema: Aedes: cadeia nele!

“Acabamos com os mosquitos ou eles acabam com a gente?”

Palestrante: Richard Ian Samuels (Bacharel em Zoologia (Universidade de Durham), mestre (Universidade de Londres) e doutor (Universidade de Bath). Professor na UENF e coordenador da Rede Zika da FAPERJ)bolsista de produtividade do CNPq.

“Barrepel uma nova estratégia no combate ao Aedes aegypti”

Palestrante: Edmilson José Maria (Bacharel e licenciado em Química pela UFJF. Doutor em Ciências/Química Orgânica pela UFMG com estágio no CNRS/ICSN Paris-França.Professor na UENF).

Dia 21

Tema: Campos e sua História:

“Vila de São Salvador – província do Rio de Janeiro ou do Espírito Santo?”

Palestrante: Carlos Eugênio Soares de Lemos (Formado em História (UNIFLU/FAFIC) e Letras (UFF/CEDERJ), mestre em Comunicação (ECO/UFRJ) e doutor em Ciências Humanas (IFCS/UFRJ). Professor da UFF) .(Formado em História (UNIFLU/FAFIC) e Letras (UFF/CEDERJ). Especialização em História do Brasil (UFF) e Psicanálise (FMC).

“Transformações ambientais regionais vinculadas às globais”

Palestrante: Aristides Arthur Soffiati Netto (Graduado em história pela FAFIC, com mestrado em História e doutorado em História Social pela UFRJ. Professor da UFF).

Dia 22

Tema: Respirar mata mais do que se imagina

“De onde vem as partículas atmosféricas e quais seus efeitos em nossa vida?”

Palestrante: Adriana Gioda (Química, mestre (UFSM) e doutora (UFRJ). Por 5 anos trabalhou na Universidade de Puerto Rico nos Estados Unidos.Professora da PUC-Rio).

“Impacto da poluição aérea nas doenças respiratórias”

Palestrante: Patrícia Andrade Meireles (Médica Pneumologista pelo Instituto de Doenças do Tórax (IDT/-UFRJ).

Bar Sagritos

Tema: Comida, diversão e arte

Dia 20

“Sim! Nós temos… feijão!”

Palestrante: Rosana Rodrigues (Engenheira agrônoma e mestre pela UFRRJ. Doutora pela UENF com Pós-doutorado em Biologia Molecular na Universityof Florida. Professora Associada e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF).

“Cana-de-açúcar: do campo à cachaça”

Palestrante: Giovane Leal de Souza Silva (Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Fitotecnia pela UFRRJ. Professor da UFRRJ).

“Tradição e cultura: a doce literatura campista”

Palestrante: Carmen Eugênia Sampaio de Lemos Gomes (Historiadora pela FAFIC e mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela UCAM. Professora da rede pública municipal, estadual e UNIFLU)

Dia 21

Tema: Sociedade da (des)informação

“Me engana que eu posto: o problema das Fake News na Ciência”

Palestrantes:

Franz Viana Borges (Biólogo, mestre e doutor pela UENF. Foi professor e coordenador do curso de Ciências Biológicas na Faculdade Metropolitana São Carlos.É professor do IFF).

Fabiane Araújo (É bacharel em Sistemas de Informação, e mestre pelo IFF. CEO na Empresa de desenvolvimento de software Hendel. Professora na UCAM)com pós-graduação em Análise e Gestão de Sistemas de Informação e mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e a Gestão pelo IFF.

Dia 22

Tema: Mulher, anzol e tubos de ensaio

“O futuro feminino: desafios e conquistas da mulher na Ciência”

Palestrante: Hingrid Yara Souza Quintino (Bióloga,mestre (UFRJ) e doutora (USP). É especialista em besouros e editora e administradora do site Mulheres na Ciência)Graduada em Ciências Biológicas, com mestrado em Zoologia pela UFRJ e doutorado em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade pela USP.

“Mulheres na cadeia produtiva da pesca artesanal”

Suelen Ribeiro de Souza (graduada em História (UNIFSJ), mestre e doutoranda em Políticas Sociais (UENF).É graduada em História pelo Centro Universitário São José de Itaperuna – UNIFSJ, com mestrado e doutoranda em Políticas Sociais pela UENF.

Armazém Gastropub

Tema: Homem do futuro: você tem medo?

Dia 20

“Como será o homem do futuro?”

Palestrante: Joao Carlos de Aquino Almeida (Biólogo, Mestre e Doutor em Biofísica pela UFRJ. Professor da UENF).Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRJ, com Mestrado e Doutorado em Biofísica pela UFRJ.

“Sociedade e relações humanas no século XXI”

Palestrante: Gisele Maria Ribeiro de Almeida (Economista, Mestre e Doutora em Sociologia pela Unicamp. É professora da UFF).Economista formada pela Unicamp, com Mestrado e Doutorado em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.

Dia 21 –

Tema: Todos os animais merecem cuidados

“Medicina Veterinária Regenerativa: Uma nova abordagem terapêutica para o seu animal de estimação”

Palestrante: Enrico Jardim Clemente Santos (Biólogo e mestre pela UENF. Fez doutorado na USP e Pós-doutorado na UNIFESP);

“Um olhar sobre as interações entre o lixo marinho e os animais”

Palestrante: Ana Paula Madeira Di Beneditto (Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, com mestrado e doutorado em Biociências e Biotecnologia pela UENF. Professora da UENF)

Dia 22 –

Tema: Crianças querem ciência

“Educação Matemática: A OBMEP como instrumento de inclusão social”

Palestrante: Nelson Machado Barbosa (Matemático (UENF), mestre e doutor em Modelagem Computacional (UERJ). Professor da UENF)especialista em Matemática e Estatística (UFLA) e Matemática Aplicada em Biossistemas (CEFET/RJ).

 

“Divulgando Ciência e despertando vocações”

Palestrante: Marcelo de Oliveira Souza (Bacharel, licenciado, mestre (UFF) e doutor em Física (UFRJ). Professor da UENF, coordenador geral do Clube de Astronomia Louis Cruls e da entidade internacional Astrônomos sem Fronteiras (UNAWE).

Mais informações, imagens, vídeos e links do Pintof Science no Brasil e no mundo, acesse os sites:

www.pintofscience.com / www.pintofscience.com.br