×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Semana da Cultura Negra acontece no Museu Histórico de Campos

Até o próximo domingo, debates, palestras e apresentações musicais foram programados com entrada franca ao público

Cultura
Por Redação
13 de maio de 2019 - 9h27

Atividades sobre cultura negra na Semana da Abolição (Foto: Arquivo/Ilustração)

A Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima  realiza este mês eventos sobre “Cultura Negra e Abolição”. Nesta segunda-feira (13), celebra-se o Dia da Abolição da Escravatura. Até o próximo domingo (19),  acontece a Semana Cultural  no Museu Histórico, com diversas atividades. A programação tem início na terça-feira, às 19h, com a mesa de debate “Abolição, Cultura Negra e Religiões de Matriz Africana”. Participam o superintendente de Igualdade Racial, Rogério Siqueira; o presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas e Igualdade Racial, Gilberto Firmino Totinho;  e a turismóloga e especialista em História da África, Rita Souto.

Gilberto Totinho é também presidente e fundador do Fórum Municipal de Religiões Afro-brasileiras e da Escola de Arte e Cultura Popular Mãos Negras, além de coordenador estadual de formação política do Movimento Negro Unificado (RJ). Rita Souto  é integrante da Rede de Mulheres de Terreiro da Bahia. O debate será mediado pela jornalista Daniela Abreu. Na quarta-feira (15) acontece o Clube do Livro, com a leitura de “Quarto de despejo – diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus. A debatedora será Talita Vieira Barros, mestra em Cognição e Linguagem pela Uenf, especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade pelo IFF. e graduada em Comunicação Social pela UFRJ.

O Museu Histórico promove uma série de atrações até domingo (Foto: Silvana Rust)

Na quinta-feira (16), será exibido no Cine Curta o filme: “Cores pretas”, de Stella Tó Freitas. Os comentários serão das jornalistas Stella Tó Freitas e Daniela Abreu. Na sexta-feira (17) haverá o show “Autorais e nada mais”, com o cantor e compositor Marcelo Benjamim. No sábado (18) e domingo (19),  as atividades acontecem às 10h. Um encontro com grupo de estudos culturais destaca 0 tema “Desmistificando a retardatária abolição campista”. Participação a vice-reitora da Uenf,  Teresa Faria,  e a professora e historiadora Carmen Eugênia Sampaio.

No último dia de programação acontecerá mais uma edição do “Domingo Clássico”, com o pianista e professor da FCJOL Ivan Glória Machado, acompanhado de Lucas Padrão ao violão, Fernando Baltazar  ao violoncelo, e Aline Menegazzo na flauta. Todas as atividades têm entrada franca.