×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Caminhada contra abuso sexual acontece no Centro de Campos

Até sábado, será realizada uma programação pela Semana Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Comunidade
Por Redação
13 de maio de 2019 - 10h56

Equipe e voluntários da Fundação Municipal da Infância e Juventude no Centro (JTV)

Começou nesta segunda-feira (13), em Campos, uma programação pela Semana Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data será lembrada no dia 18 de maio. O Programa FortaleSer, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) realiza ações de conscientização, mobilização e combate a esses crimes em diversos locais da cidade e do município. Uma caminhada foi realizada com panfletagem no Centro, pela manhã. A concentração aconteceu na Praça Tiradentes,e os participantes percorreram diversas ruas. Outras ações foram organizadas  Mercado Municipal, Rodoviária Roberto Silveira e na Pelinca.  De acordo com o Programa fortaleSer, 157 menores são acompanhados atualmente. Em 2017,  98 novos casos foram notificados. Em 2018, outros 98 casos. Só este ano, 34 novos casos de abuso sexual contra menores foram registrados.

A programação seguirá na terça-feira (14), com panfletagem e adesivagem sem Guarus, na Avenida Nazário Pereira Gomes e na Avenida José Carlos Pereira Pinto à tarde. Na quarta-feira (15), a ação acontecerá em Goitacazes e à tarde na Penha. Na quinta-feira (16) a movimentação será concentrada em Morro do Coco e da Tapera. Todas as atividades contarão com equipes do FortaleSer e dos respectivos Creas e Conselho Tutelar.

A presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, Sana Gimenes, destacou a participação da sociedade durante a campanha. “É preciso mobilizar todo mundo nessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Todos somos responsáveis. É preciso formar multiplicadores de informações para romper com a violência e proteger meninas, meninos e adolescentes que têm sido vítimas destes crimes”, considera.

Na sexta-feira (16), o Programa FortaleSer promoverá o Seminário “Campos no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, na Câmara de Vereadores. O tema “Prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes: caminhos possíveis” e reunirá o doutor em Serviço Social,  Antônio Carlos de Oliveira, a promotora da Infância e da Juventude, Anik  Assed. No sábado (18), Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o FotaleSer fará uma trabalho de conscientização na BR-101 com caminhoneiros, no Posto da Barreira Fiscal; e aos demais motoristas, no Posto da Polícia Rodoviária Federal (Lagamar). A rota é considerada uma das mais utilizadas para  exploração sexual de crianças e adolescentes na região.  A semana de eventos será encerrada na Cidade da Criança, no Parque Alzira Vargas com ações voltadas para os pais sobre prevenção e combate ao abuso sexual.