×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

A autoestima valorizada nos cabelos

Projeto 'Fios Solidários' do Oncobeda fecha parceria com Instituto Sawanna para confecção de perucas

Saúde
Por Redação
13 de maio de 2019 - 0h01

(Foto: Silvana Rust)

Quando o assunto são os cabelos algumas são mais desapegadas, outras, nem tanto. Mas, a verdade é que por mais que muitas mulheres não liguem em cortar os fios, diante de uma situação delicada que é o diagnóstico do câncer, a realidade muda completamente. Com os procedimentos durante o tratamento, como a quimioterapia, um dos reflexos mais marcantes é a queda das mechas, já que a terapêutica age em diferentes locais das células cancerígenas. A falta dos fios no couro cabeludo mexe com a autoestima feminina. Pensando nisso, o Oncobeda, do grupo IMNE, possui um projeto pioneiro na cidade de Campos dos Goytacazes, que tem como principal objetivo devolver a alegria para essas pacientes, diante de um momento tão delicado.

O grupo IMNE é referência no tratamento do câncer na região e possui em seu complexo, estabelecimentos de saúde habilitados como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que funciona no Hospital Dr. Beda; unidade II, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde; além do Oncobeda, que reúne o que há de mais moderno em equipamentos com alta tecnologia. Atualmente, mais de 200 pacientes estão em processo de quimioterapia.

A iniciativa “Fios solidários” nasce com a ideia de criar uma rede de solidariedade na sociedade e consequentemente recuperar a autoestima dessas mulheres que lutam diariamente contra a doença. Segundo a assistente social, Laís Leal, existia uma vontade de fazer com os que os cabelos doados na unidade se transformassem em perucas para as pacientes. Nos últimos dias, o projeto fechou uma parceria com o Instituto Sawanna para a confecção dos modelos.

“A Lena Souza, que administra o Instituto Sawanna, é uma pessoa extremamente engajada em obras sociais e quando fiz o contato para começarmos essa parceria ela adorou e nos recebeu muito bem. Nós iremos receber doações de cabelos e iremos enviar ao instituto. Quando a paciente perder os cabelos na quimioterapia e desejar utilizar peruca, nós vamos encaminhá-la para escolher a que mais se identificar, experimentar e utilizar enquanto precisar de forma gratuita. Uma peruca hoje tem um alto custo e muitos pacientes não teriam condições de comprar. Nessa relação de doação, o principal é a solidariedade!”, conta.

A primeira paciente esteve no Instituto Sawanna na última quarta-feira e foi recebida pessoalmente pela Lena Souza, que entregou a nova peruca. O resultado da satisfação dela está estampado na fotografia que ilustra essa reportagem.

“Essa parceria é muito importante para nosso instituto, pois dependemos diretamente das doações de cabelos para confeccionarmos as perucas, para assim podermos aumentar a autoestima das pessoas que sofrem com a perda de cabelo, decorrente da quimioterapia, principalmente as crianças”, frisa Lena.

Próximos passos

A expectativa daqui para frente no projeto “Fios Solidários” é a melhor possível para conseguir fazer um grande movimento na região e, assim, aumentar o número de perucas confeccionadas.

“O próximo passo é justamente fazer parceria com salões de beleza para corte e também doação de cabelos. Estabelecimentos que quiserem ofertar, por exemplo, um corte gratuito no mês e doar esse cabelo pra nós ou até mesmo repassar os fios cortados na semana. Qualquer interessado pode entrar em contato conosco, inclusive. Outro objetivo é realmente realizar um trabalho ainda mais humanizado no setor de oncologia, do grupo IMNE. Queremos que nossos pacientes saibam que nos preocupamos com seu bem-estar e a sua autoestima. A perda do cabelo é algo que atinge demais as mulheres, e os homens que desejarem uma peruca também serão atendidos. Poder oferecer esse recurso vai aliviar nem que seja um pouco toda dor e angústia que um tratamento oncológico traz. Se conseguirmos melhor a qualidade de vida delas nem que seja 10% já será uma vitória”, afirma Laís.

Doação de cabelos

Para doar é necessário que o cabelo seja cortado seco e preso. O tamanho ideal é de no mínimo 15 cm, mas de acordo com a Laís Leal, é possível aproveitar os tamanhos menores pra fazer o tampão da peruca. Com o cabelo cortado corretamente, o doador pode se dirigir ao serviço social do Hospital Dr. Beda Unidade II, de segunda à sexta de 7h às 18h, na rua Saldanha Marinho, 387 – Centro (próximo ao Vip’s Center Shopping).