×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos sedia maior festival popular de ciência do mundo

O Pint of Science acontece em bares, onde trabalhos científicos e palestras acontecem de 20 a 22 de maio; a realização é da Uenf e outras instituições

Educação
Por Redação
9 de maio de 2019 - 15h13

Em Campos, o Pint of Science foi sucesso de público em 2018 (Fotos: João Almeida)

De 20 a 22 deste mês, cidades do mundo inteiro promovem o Pint of Science, evento que surgiu em Londres, em 2013, trazendo palestras e pesquisas científicas em bares. A ideia deu tão certo, que muitos acadêmicos e estudantes passaram a divulgar também, seus conhecimentos em ambientes descontraídos entre goles de cerveja. No Brasil, 85 cidades vão realizar o evento. No estado do Rio, além da capital, Volta Redonda, Petrópolis, Niterói e São Fidélis participam. Em Campos, três bares vão receber 19 renomados palestrantes com temas relevantes. É a segunda vez que a cidade sedia o festival.

Em Campos, dois bares na Avenida Pelinca, Antônio e Sagritos, além do Armazém Gastropub na Avenida Arthur Bernardes, irão abrigar professores, pesquisadores e estudantes que participarão das palestras do Pint of Science. Os temas foram organizados em nove mesas redondas de áreas distintas do conhecimento. Para quem não conhece produções e artigos científicos realizados nas universidades, esta é uma forma de apresentar ao grande público o que os pesquisadores realizam nas instituições de ensino superior, e que tem aplicações no nosso dia a dia.  No festival, por exemplo, mestres e doutores brasileiros e estrangeiros estarão nos bares para compartilharem suas obras científicas. Em Campos, a programação é bastante diversificada.

Palestras acontecem em três bares durante o festival científico em Campos (Arquivo)

A coordenadora do Pint of Science em Campos é a doutora e bióloga Aline Intorne, professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense e do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Ela considera que o evento cresceu em interesse e adesão de pesquisadores e estudantes este ano quando comparado ao festival realizado em 2018, que já foi sucesso de público.  O Pint of Science em Campos é realizado pela Uenf e tem apoio de diversas instituições de ensino como IFRJ, IFF, PUC-Rio, FMC, UFFRJ, entre outras, além do governo municipal. A equipe de trabalho reúne 15 voluntários que ajudam a realizar e divulgar o festival, além dos 19 mestres e doutores que se apresentarão nos bares da cidade com suas pesquisas científicas.

O público tem acesso livre para as reuniões nos bares de Campos e em qualquer cidade onde o Pint of Science é realizado. O evento é gratuito. A expectativa para a segunda edição entre o público é grande, pois é uma maneira divertida e agregadora de se promover conhecimento. A programação completa das apresentações nas cidades brasileiras pode ser conferida no site do evento www.pintofscience.com.br, bastando selecionar o local desejado. Confira a seguir, um resumo das apresentações em Campos dos Goytacazes, de 20 a 22 de maio

 

Programação

Bar Antônio

Tema: Aedes: cadeia nele!

Dia 20

“Acabamos com os mosquitos ou eles acabam com a gente?”

Palestrante: Richard Ian Samuels (Bacharel em Zoologia (Universidade de Durham), mestre (Universidade de Londres) e doutor (Universidade de Bath). Professor na UENF

“Barrepel uma nova estratégia no combate ao Aedes aegypti”

Palestrante: Edmilson José Maria (Bacharel e licenciado em Química pela UFJF. Doutor em Ciências/Química Orgânica pela UFMG com estágio no CNRS/ICSN Paris-França. Professor da Uenf.

Dia 21

Tema: Campos e sua História:

“Vila de São Salvador – província do Rio de Janeiro ou do Espírito Santo?”

Palestrante: Carlos Eugênio Soares de Lemos (Formado em História (UNIFLU/FAFIC) e Letras (UFF/CEDERJ). Especialização em História do Brasil (UFF) e Psicanálise (FMC). Professor da UFF.

“Transformações ambientais regionais vinculadas às globais”

Palestrante: Aristides Arthur Soffiati Netto (Graduado em história pela FAFIC, com mestrado em História e doutorado em História Social pela UFRJ. Professor da UFF.

Dia 22

Tema: Respirar mata mais do que se imagina

“De onde vem as partículas atmosféricas e quais seus efeitos em nossa vida?”

Palestrante: Adriana Gioda (Química, mestre (UFSM) e doutora (UFRJ). Por 5 anos trabalhou na Universidade de Puerto Rico nos Estados Unidos. Professora da PUC-Rio.

“Impacto da poluição aérea nas doenças respiratórias”

Palestrante: Patrícia Andrade Meireles (Médica Pneumologista pelo Instituto de Doenças do Tórax (UFRJ).

Bar Sagritos

Tema: Comida, diversão e arte

Dia 20

“Sim! Nós temos… feijão!”

Palestrante: Rosana Rodrigues (Engenheira agrônoma e mestre pela UFRRJ. Doutora pela UENF com Pós-doutorado em Biologia Molecular na University of Florida. Professora e Pró-Reitora da UENF.

“Cana-de-açúcar: do campo à cachaça”

Palestrante: Giovane Leal de Souza Silva (professor, engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Fitotecnia pela UFRRJ)

“Tradição e cultura: a doce literatura campista”

Palestrante: Carmen Eugênia Sampaio de Lemos Gomes (Historiadora pela FAFIC e mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela UCAM. Professora da rede pública municipal, estadual e UNIFLU).

Dia 21

Tema: Sociedade da (des)informação

“Me engana que eu posto: o problema das Fake News na Ciência”

Palestrantes:

Franz Viana Borges (Biólogo, mestre e doutor pela UENF. Foi professor e coordenador do curso de Ciências Biológicas na Faculdade Metropolitana São Carlos. Professor do IFF.

Fabiane Araújo (bacharel em Sistemas de Informação, mestre pelo IFF, CEO na Empresa de desenvolvimento de software Hendel. Professora da UCAM.

Dia 22

Tema: Mulher, anzol e tubos de ensaio

“O futuro feminino: desafios e conquistas da mulher na Ciência”

Palestrante: Hingrid Yara Souza Quintino (bióloga, mestre (UFRJ) e doutora (USP). É especialista em besouros e editora e administradora do site Mulheres na Ciência.

“Mulheres na cadeia produtiva da pesca artesanal”

Palestrante: Suelen Ribeiro de Souza graduada em História (UNIFSJ), mestre e doutoranda em Políticas Sociais (UENF)

Armazém Gastropub

Tema: Homem do futuro: você tem medo?

Dia 20

“Como será o homem do futuro?”

Palestrante: Joao Carlos de Aquino Almeida Almeida (Biólogo, Mestre e Doutor em Biofísica pela UFRJ. Professor da UENF).

“Sociedade e relações humanas no século XXI”

Palestrante: Gisele Maria Ribeiro de Almeida Economista, Mestre e Doutora em Sociologia pela Unicamp. É professora da UFF)

Dia 21

Tema: Todos os animais merecem cuidados

“Medicina Veterinária Regenerativa: Uma nova abordagem terapêutica para o seu animal de estimação”

Palestrante: Enrico Jardim Clemente Santos (Biólogo e mestre pela UENF. Fez doutorado na USP e Pós-doutorado na UNIFESP).

“Um olhar sobre as interações entre o lixo marinho e os animais”

Palestrante: Ana Paula Madeira Di Beneditto (Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, professora com mestrado e doutorado em Biociências e Biotecnologia pela UENF).

Dia 22

Tema: Crianças querem ciência

“Educação Matemática: A OBMEP como instrumento de inclusão social”

Palestrante: Nelson Machado Barbosa, mestre e doutor em Modelagem Computacional (UERJ). Professor da UENF)

“Divulgando Ciência e despertando vocações”

Palestrante: Marcelo de Oliveira Souza (Bacharel, licenciado, mestre (UFF) e doutor em Física (UFRJ). Professor da UENF, coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls e da entidade internacional Astrônomos sem Fronteiras (UNAWE).

 

Mais informações, imagens, vídeos e links do Pint of Science no Brasil e no mundo, acesse os sites:

www.pintofscience.com / www.pintofscience.com.br