×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Palestra: Mitos e verdades sobre cabelos em Campos nesta terça-feira

Cuidados básicos serão ensinados pela dermatologista Ana Maria Pellegrini no evento

Campos
Por Taysa Assis
7 de maio de 2019 - 16h41

Dermatologista Ana Maria Pellegrini (Foto: Silvana Rust)

Acordar de manhã, se olhar no espelho e ver aquele desastre. Dá até vontade de voltar para a cama e não levantar mais. Ver aquele cabelo ressecado, bagunçado, embaraçado, pontas duplas, triplas, quádruplas… Uma tragédia. É quase uma intuição natural saber o que é prejudicial, mas, ainda assim, muitos insistem em fazer certas coisas inevitáveis, seja na hora da pressa ou mesmo naquela busca incansável pelo cabelo perfeito.

Melhor prevenir do que remediar esse tão famoso ditado serve também para a saúde dos cabelos, e se você hidrata seus fios, usa protetor solar capilar, corta as pontas ressecadas, usa bons produtos e não exagera nos procedimentos químicos, ou mesmo na chapinha, pode-se dizer que está fazendo a coisa certa, porém, há muitas dúvidas a serem tiradas para que se tenha um cabelo saudável.

Cuidar dos fios provoca uma relação de amor e ódio, principalmente com as mulheres. Entretanto, os homens estão cada vez mais cuidadosos com a estética e se vocês se preocupam com a aparência e a qualidade dos cabelos, já podem anotar na agenda, pois no próximo dia 7 de maio acontece a palestra “mitos e verdades sobre cabelos” em Campos.

A dermatologista, Ana Maria Pellegrini, em parceria com mais cinco especialistas, vão ministrar a palestra  “mitos e verdades sobre cabelos”, na Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia na Faculdade de Medicina de Campos (FMC), às 18h e com entrada gratuita. O objetivo é esclarecer as principais dúvidas que as pessoas têm sobre quedas de cabelo, entre outros assuntos relacionados à qualidade do fio.

Segundo Drª Ana Pellegrini, a queda de cabelo sempre foi motivo de procura dos dermatologistas. “Nos últimos 15 anos as pessoas têm buscado mais ajuda e tratamento. Porém, ao mesmo tempo que buscam, as pessoas também se auto medicam, elas precisam ter a consciência que um diagnóstico precoce é sempre importante e avaliativo. A gente tem que fazer uma avaliação  para descobrir a causa, que pode ser simples mas também pode ser  grave, até mesmo  relacionada  a um câncer. A pessoa mascara o diagnóstico, quando não procura um médico especialista”, relata.

A médica informa ainda que, como formadora de opinião, ela precisa dar o alerta para que as pessoas não se auto mediquem e sempre busquem orientação . “Uma doença descrita na década de 90, alopesia frontal fibrosante, tem aumentado significamente no mundo inteiro. É um tipo de alopesia cicatricial , onde os folículos pilosos não voltam com tratamento no local afetado à atividade, então, a paciente fica com perda do folículo permanente na região.  O objetivo é ter diagnóstico precoce para tentar um tratamento que estabilize a doença, normalmente, a paciente vai tendo deslocamento da linha de implantação do cabelo para trás, com uma testa grande associada à perda de sobrancelhas. Essas e outra dúvidas precisam ser tiradas para que toda pessoa cuide do seu cabelo com mais amor e não prejudique à saúde”, alerta e reforça Drª Ana Pellegrini. Ainda segundo a dermatologista outros temas já estão sendo estudados para que a população campista possa cuidar mais da saúde com orientação de qualidade.

O Evento é gratuito  e, além de uma roda de conversa, haverá abertura para perguntas, distribuição de brindes e sorteios. O evento é aberto a todo público feminino e masculino. Além da dermatologista Ana Maria Pellegrini, outras especialistas como Drª Thaisa Dutra; Priscila Brunelli; Juliana Mata; Kelly Christina e Luiza Poubel, farão parte da palestra.