×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Autoestima e sexualidade após tratamento de câncer são temas de palestra

Pacientes acompanhadas pelos profissionais do OncoBeda e mulheres convidadas participaram de um evento com orientações e confraternização

Geral
Por Redação
7 de maio de 2019 - 11h23

A fisioterapeuta Manuela Félix falou sobre sexualidade e autoestima entre as pacientes

A prática sexual traz benefícios à saúde e deve ser encarada de modo equilibrado e livre de preconceitos. Isto também diz respeito a pacientes com câncer que estejam se tratando ou em recuperação. Um encontro reuniu mulheres na Unidade II do Hospital Geral Dr.Beda para discutir o tema que deve ser livre de tabus, garantem especialistas em vida saudável. O OncoBeda, que trata especificamente de pessoas com câncer, promoveu uma palestra esclarecedora com a fisioterapeuta Manuela Félix. Ela abordou sobre sexualidade após o câncer ou durante o tratamento de quimioterapia.

Auditório com pacientes e mulheres convidadas no Hospital Geral Dr.Beda (Foto:JTV)

O encontro serviu para que todas as mulheres, independentemente de tratamento, pudessem esclarecer dúvidas. “Palestras sobre sexualidade após o câncer servem para promover autoconhecimento. Mas é importante destacar também sobre a importância da autoestima da mulher em se cuidar. É preciso se amar”, recomenda a fisioterapeuta.  Cerca de 30 pacientes do OncoBeda participaram da palestra. As mulheres foram recebidas pela equipe multidisciplinar do hospital. Elas também foram incluídas em momentos de lazer, descontração e sorteio de brindes.

A ocasião também serviu para a comemoração da Semana do Dia das Mães. A equipe do OncoBeda promoveu após a palestra uma confraternização com um café da manhã com alimentos saudáveis. Mensagens de apoio e felicitações foram distribuídas. Manter hábitos que provoquem bem-estar e alegria são incentivados por todos os profissionais da saúde. AS participantes do encontro se sentiram apoiadas e contentes com as homenagens e presentes que receberam.

Para dona Maria Helena, ações como esta são de extrema importância para se levar o tratamento. “Toda equipe tem muito cuidado carinho e atenção com as pacientes. Esta é minha segunda casa, me sinto muito à vontade aqui e sou realizada por ter pessoas tão especiais neste momento difícil da minha vida”, concluiu.