×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Negócios, investimentos, artes em Campos e região

O jornalista Aloysio Balbi adianta alguns assuntos que são destaque no noticiário local e nacional

Geral
Por Coluna do Balbi
6 de maio de 2019 - 7h00

(Foto: Rogério Azevedo)

Investimentos aqui

Existem já oficializados vários investimentos de grande porte para os próximos três anos no Estado do Rio de Janeiro, puxados pela iniciativa privada. A ótima notícia é que 10% deste total de investimentos estão na Região, sendo que uma parte expressiva dele, em Campos. Uma boa sinalização de que a economia vai começar a esquentar forte depois de um marasmo com sensação térmica gelada.

Subestação da GNA

Um desses projetos tem à frente a empresa GNA, do Porto do Açu, que vai montar em Campos uma subestação de energia elétrica. O objetivo é vender energia que será produzida no complexo portuário através da Enel e de Furnas. Trata-se de um investimento considerado de grande porte que vai gerar em sua fase de montagem mais de 200 postos de trabalho, isso no mínimo.

Sax campista

No dia 11 de abril em Rio das Ostras, cidade que ficou ainda mais conhecida com os eventos relacionados ao jazz e blues, acontece a apresentação do pianista João Carlos Assis Brasil, músico de fama internacional. O saxofonista campista Dalton Freire terá uma participação especial neste show que acontece no Teatro Municipal de Rio das Ostras. No palco com Dalton e João Carlos estará também Bruno Py, outro craque.

No Nordeste

A Forte Telecom, operadora de telecomunicações com sede em Cambuci e hoje também em Campos iniciou suas operações no Nordeste, lançando o produto IX Cloud no Congresso RTI realizado em Fortaleza. Atualmente a empresa é uma das maiores operadoras de telecomunicações do país, embora tenha origem em uma cidade considerada bem pequena.

Encolheu

Já era para Campos ter um grande campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), mas a obra na reta final do prédio erguido próximo a Beira-Rio parou sem nenhuma expectativa de retorno. Agora a coisa piora porque a sede antiga da UFF no Parque Alzira Vargas vai sentir o efeito de cortes de verbas, encolhendo em 30%. Péssima notícia.

Vinicius Vieira e Rafael Diniz: expectativa de investimentos em Campos

Seminário

É grande a expectativa para a realização do Seminário de Desenvolvimento Regional que acontece entre os dias 22 e 23 de maio no Centro de Convenções da Uenf. Na semana passada, o prefeito Rafael Diniz prestigiou em um café da manhã o lançamento do seminário ao lado do presidente da Codemca Vinícius Vieira.

Coagro

É grande a expectativa para o início da moagem em Sapucaia. A Coagro pretende realizar no mínimo a mesma produção do ano passado, em se tratando de cana-de-açúcar esmagada. O presidente da Cooperativa, Frederico Paes, anda animado com os resultados que poderão ser alcançados. A safra será expressiva graças as chuvas que caíram no final do ano passado e no curso do verão.

Baixada urbana

A Fazendinha Velha, localizada na Rodovia RJ 216 em Musurepe, na Baixada Campista, com uma área de 20.600 metros quadrados vai virar loteamento, composto de três quadras com 50 lotes de terreno e quatro ruas. É a Baixada Campista se urbanizando cada vez mais. E esse seria o primeiro de muitos a ser legalizado esse ano.

Gustavo Cunha Rodrigues

Posse de peso

O cirurgião campista Gustavo Cunha Rodrigues tomou posse semana passada, como membro titular do CBC – Colégio Brasileiro de Cirurgiões. A solenidade foi em Brasília. Ele é filho do amigo José Francisco Rodrigues, o Dedé, que deve estar babando de orgulho.

 

Reboque da PM

Em breve estará circulando em todo o estado do Rio de Janeiro, inclusive no interior, os 9 caminhões-reboque, tipo prancha, adquiridos pelo Gabinete de Intervenção Federal do Rio de Janeiro para dar suporte às operações policiais e remoção de veículos. Os veículos chegaram à capital m fevereiro deste ano.