×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Abraço para aquecer o inverno

Artesãs do projeto 'Abraços quentinhos' se encontram para fazer e doar mantas de crochê para idosos do Asilo do Carmo 

Geral
Por Redação
6 de maio de 2019 - 14h05

Entro acontece no Boulevard Shopping (Foto: divulgação)

O inverno deste ano promete ser mais confortável para os idosos que vivem no Asilo do Carmo, em Campos. Mas não é por causa das temperaturas climáticas, é que o projeto Abraços Quentinhos está preparando 60 mantas feitas em crochês por um grupo voluntário e que serão distribuídas para os moradores do local. Os trabalhos estão em andamento há alguns meses e 40 mantas já estão prontas. O grupo se reúne para “crochetar” junto toda semana e também recebe doações de novelos de lã para dar continuidade ao trabalho.

A ideia surgiu da Pollyana Paes, que conseguiu reunir outras 19 pessoas para fazer os crochês. No ano passado, ela já havia tentado iniciar a ação, mas não conseguiu dar prosseguimento por causa do número insuficiente de voluntários. Em uma segunda tentativa, neste ano, ela conseguiu reunir as pessoas necessárias para o projeto. O grupo faz os “quadradinhos da vovó”, que também são conhecidos como “square” e aos poucos juntam tudo para formar as mantas.“Essa campanha já existe em vários estados, mas com outro nome. Eu fiquei sabendo e descobri que nossa cidade ainda não tinha algum projeto do tipo, então tive essa ideia e pensei em fazer. Eu já recebi ajuda de artesãs de outras cidades da região e até de outro estado. As mantas estão lindas e tudo tem sido maravilhoso”, contou a idealizadora do projeto.

Ana Maria Itagyba (Foto: divulgação)

E para fazer todo esse trabalho é preciso uma grande quantidade de novelos de lã, o que torna as doações ainda mais importantes. “Não tenho ideia sobre a quantidade que já usamos, mas é muita lã. Cada novelo custa em média R$ 4 reais e vem com 80 gramas. Então se cada um ajudar um pouco, não fica pesado pra ninguém”, explicou Pollyana, que faz crochê desde os dez anos e também dá aulas para quem quer aprender.

Crochê como terapia
O trabalho do grupo Abraços Quentinhos não ajudará apenas os idosos que serão presenteados com as mantas. Segundo a idealizadora do projeto, os benefícios já são vividos por quem atua. “Muitas pessoas que trabalham o crochê como terapia vêm nos ajudar e formamos um grupo muito bacana. Acabou virando um grupo de amizade muito forte, reunimos pessoas que a gente nem conhecia”, comemorou.
Exemplo disso é a idosa Ana Maria Itagyba, de 70 anos. Ela mora em Campos há alguns anos com o marido e um neto, mas disse sentir-se sozinha às vezes pelo fato de até então ter poucas amizades na cidade – o que mudou depois de fazer parte do grupo. “Eu conheci a Pollyana através de um grupo de Whatsapp, ela me falou do projeto e eu achei super interessante e acabei me envolvendo. Pra mim é como uma terapia também, porque há uns seis anos eu perdi a minha única filha, mas acabei ficando aqui na cidade por causa do meu neto, que é único também. Mas quando vim morar aqui, passei a me sentir muito só. Eu não tinha amigos e o grupo me ajudou bastante, conheci pessoas muito legais e fiquei bem animada. Gostaria que tivesse mais projetos desses”.

(Foto: divulgação)

Mas quem pensa que fazer as mantas de crochê é uma atividade típica de idosas aposentadas, engana-se e muito. O estudante Lázaro Fernandes, de 17 anos, é um dos integrantes mais ativos do grupo. Ele conheceu o trabalho através de uma amiga, que é filha da Pollyana, e também é jovem e integrante do projeto. “A minha amiga sempre falava do projeto e com isso eu me interessei a aprender a fazer os quadradinhos para a doação das mantas e estou ajudando há cerca de 6 meses. Aprendi e já faço bastante coisa sozinho. Vou nos encontros e faço em casa também. Sei que não é comum um jovem da minha idade estar nesse meio, mas gosto muito de contribuir com uma ação social e estar junto das pessoas que fazem o bem. Eu me orgulho do que faço e estou ansioso para o dia da entrega das mantas”, contou Lázaro.

Como ajudar
Quem quiser ajudar o projeto com doações pode ir até a Garbo Confeitaria, no Shopping Boulevard, ou entrar em contato pelo celular 99992-0112 (Pollyana). As doações podem ser feitas por tempo indeterminado, porque o grupo pretende dar prosseguimento ao projeto após as doações para o Asilo do Carmo.