×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Simplesmente, a Praça

"Como cartão postal, pois nela também está a Catedral de Campos, a praça merecia uma manutenção permanente"

Opinião
Por Redação
5 de maio de 2019 - 7h00

As praças são por natureza os mais expressivos centros de convivência das cidades. Na devida proporção, as cidades têm muitas praças. Campos clama por um parque, como existem nas grandes cidades, mas o sonho de ter um grande parque em sua área central parece impossível.

Então resta focarmos nas praças, que não são poucas. A mais expressiva delas é a São Salvador, uma espécie de coração da cidade onde as ruas no entorno se assemelham a artérias que em dias úteis estão sempre entupidas de gente e de carros.

Mais que destinada ao lazer, a característica de algumas praças como a São Salvador é, nos tempos atuais, conter a população que sai do trabalho, para que todos não tentem de uma só vez seguir o mesmo destino. É assim, por exemplo, na Cinelândia, no Rio de Janeiro.

Com poucos atrativos, a grande maioria das pessoas não passeia e sim apenas passa pela Praça. E é preciso tomar cuidado, com cada passo, tamanhos obstáculos. Em governos passados, a praça ganhou piso e fisionomia nova, o que não agradou a maioria.

A reportagem especial desta edição trata da falta de manutenção da Praça que é repleta de histórias e tem ao seu lado esquerdo o gabarito da modernidade com prédios altos e, do lado direito, a manutenção dos antigos casarões onde está inclusive o prédio que abriga o Museu.

Como cartão postal, pois nela também está a Catedral de Campos, a praça merecia uma manutenção permanente. Sabemos que existem os vândalos e que não se pode colocar de vez a culpa sobre os ombros do poder público. Mas uma reforma na praça tem pressa, pois hoje seria cômico dizer que a praça é nossa.