×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos sediará em maio seminário sobre desenvolvimento regional

Evento, que acontecerá dias 22 e 23 de maio no centro de convenções da Uenf, foi lançado nesta sexta-feira

Economia
Por Redação
3 de maio de 2019 - 13h04

Prefeito Rafael Diniz esteve no lançamento do seminário, nesta sexta-feira (Foto: JTV)

Criar soluções para a infraestrurura regional é o objetivo do 1º Seminário de Desenvolvimento Regional do Norte e Noroeste Fluminense, que acontece dias 22 e 23 de maio, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos dos Goytacazes. O lançamento do evento, assinado pelo Consórcio Público Intermunicipal do Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), aconteceu na manhã desta sexta-feira (3), em um hotel do Centro de Campos, com participação dos prefeitos de Campos e Quissamã, respectivamente, Rafael Diniz e Fátima Pacheco, além de representantes de outros municípios, entidades representativas de classe e empresários.

De acordo com Rafael Diniz, que preside o Cidennf, não dá para pensar em desenvolvimento de forma separada. “O desenvolvimento de Campos passa pelo desenvolvimento dos municípios vizinhos. Por isso, é fundamental pensarmos de maneira integrada, em parceria com as cidades que compõem nossa região. Só assim as discussões e ações em relação ao nosso desenvolvimento serão efetivas. E o 1º Seminário de Desenvolvimento Regional faz exatamente isso”, destacou Diniz.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Vinicius Viana, que também é secretário executivo do Cidennf, já venceu o primeiro obstáculo, que foi colocar oito cidades do Norte e Noroeste para discutir seus problemas de forma integrada. “Juntamos estes atores que podem elevar nossa região a outro patamar. Para este primeiro evento, o tema escolhido foi infraestrutura porque sabemos que é através dela que conseguimos atrair investimentos em determinadas áreas”, justificou Vinicius.

Vinicius Viana, presidente da Codemca (Foto: JTV)

Evento
A inscrição do evento é gratuita e pode ser realizada pelo site www.sederennf.com.br. A princípio, são 500 vagas disponíveis. Por dois dias, poder público e privado estarão reunidos discutindo e planejando soluções viáveis e definitivas em torno da infraestrutura da região.

A programação conta com palestras, exposição de produtos da típicos fabricados na região, sessão de negócios do Sebrae e oportunidade de networking entre empresas e profissionais.

O seminário conta com o apoio da Codemca, Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Federação das Indústrias do estado do Rio de Janeiro (Firjan), Sebrae, e apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Governo federal, Instituto Federal Fluminense e Uenf.

Região
O Cidennf é composto pelos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Quissamã e São Fidélis.

Com tempo de duração indeterminado, o Cidennf é um consórcio multifinalitário, que permite agrupar diversas demandas dos municípios, para otimizar as estruturas de pessoal, equipamentos e instalações para gerir os programas a serem implantados.

O consórcio tem, ainda, finalidades específicas na áreas de infraestrutura, saneamento básico, desenvolvimento econômico e gestão ambiental, saúde, educação, cultura e esporte, assistência social e direitos humanos, segurança pública e fortalecimento institucional.