×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Transporte Coletivo Alimentador de Passageiros: licitação acontece nesta sexta

Sistema será composto por linhas alimentadoras, feitas por vans e micros, e linhas troncais, feitas por ônibus

Transporte
Por ASCOM
25 de abril de 2019 - 7h30

(Foto: JTV)

Acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 10h, na sede da Prefeitura de Campos, a licitação para o serviço de Transporte Coletivo Alimentador de Passageiros, que fará parte do novo Sistema Integrado de Transporte Coletivo da cidade.

O presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, informou que a licitação deve acontecer ao longo de todo o dia. A primeira etapa é a entrega dos documentos jurídicos, de qualificação técnica e de regularidade fiscal dos interessados em fazer parte do transporte alimentador de passageiros da cidade. Os envelopes estão sendo abertos na frente dos candidatos para que não haja risco de irregularidades. Essa documentação deve ser avaliada por uma comissão técnica. No final da reunião desta sexta-feira, todos os candidatos devem assinar a ata.

Daqui a aproximadamente cinco dias, uma nova seleção acontecerá, após o órgão divulgar os nomes dos aprovados na primeira etapa no Diário Oficial.

Para participar do processo de licitação, as pessoas físicas tinham de ter  experiência anterior no transporte de passageiros. Também estão sendo avaliadas a idade do veículo, presença de multas na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da participação em cursos voltados ao aperfeiçoamento no transporte de passageiros.

O sistema será composto por linhas alimentadoras (vans e micros) e linhas troncais (ônibus). A proposta do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), é integrar transporte alimentador de menor capacidade — como vans e micro-ônibus — aos ônibus, em todas as áreas distritais do município, levando até terminais próximos à área urbana.

(Foto: Silvana Rust)

Através do sistema tronco-alimentador, haverá seis terminais de integração, um para cada região do projeto, e todos os terminais contarão com fiscalização do IMTT. A ligação entre as linhas tronco (ônibus) e linhas alimentadoras (vans e micro-ônibus) será feita pelo cartão integração e não haverá custo adicional para o usuário.

“Estamos dando um passo extremamente importante para a reformulação de todo o sistema de transporte coletivo. O ano de 2019 será o ano da mudança positiva do sistema de transportes que, há décadas, é carente de um projeto que olhe o município como um todo. A licitação é o primeiro passo onde preencheremos, através dos permissionários individuais, as linhas alimentadoras que atenderão a toda área distrital, onde reside cerca de 30% da população que depende diariamente do transporte e que há muito tempo não tem um transporte de qualidade”, enfatiza o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha.

Fonte: SupCom Campos