×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Hemocentro Regional de Campos funciona normalmente neste feriado

Unidade chama a atenção dos doadores para a situação do estoque, que é considerada crítica

Saúde
Por Redação
22 de abril de 2019 - 13h55

(Foto: Silvana Rust)

O Hemocentro Regional de Campos vai funcionar normalmente durante o feriado prolongado de Páscoa e São Jorge. O atendimento acontece todos os dias, inclusive nos finais de semana, das 7h às 18h, no Hospital Ferreira Machado (HFM), que fica localizado na rua Rocha Leão, n° 2, no bairro Caju.

A unidade chama a atenção dos doadores para a situação do estoque, que é crítica, segundo a assistente social Rosangela Soares. As cirurgias eletivas realizadas na rede municipal tiveram que ser adiadas. Somente casos de urgência estão sendo atendidos.

“Pedimos que as pessoas venham doar sangue porque nosso estoque está muito baixo. E nesse período de feriadão, as demandas tendem a aumentar por conta dos acidentes que são mais propensos a acontecer com as estradas cheias. Então, se for viajar, passa no Hemocentro para doar e quem não for viajar, aproveite os dias de folga para praticar esse ato de solidariedade. Isso salva vidas”, diz.

Para manter o estoque no nível recomendado, o Hemocentro Regional de Campos precisa de 70 doações diárias. Para doar, é necessário apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal.

O intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 para mulheres.