×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Criança especial de 3 anos espera cirurgias desde fevereiro no HFM e mãe faz apelo

Mãe garante que já "tentou de tudo" e não obteve respostas; hospital afirma que criança não está em condições para os procedimentos

Campos
Por Redação
17 de abril de 2019 - 15h05

O pequeno Christopher Teixeira dos Santos, de 3 anos, está internado desde o dia 6 de fevereiro à espera de duas cirurgias na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (Utip) do Hospital Ferreira Machado, em Campos. A informação é da dona de casa Bárbara Nogueira, mãe de Christopher, que faz um apelo para que o filho consiga passar pelas duas cirurgias o quanto antes.

“Estou pedindo socorro em nome do meu filho, porque já tentei de tudo no hospital e não estou vendo resposta. Ele é especial e precisa fazer essa cirurgia com urgência. Meu filho tem microcefalia, hiperplasia adrenal congênita, não anda, não fala, não senta e tem baixa visão. Ele foi internado por causa da hiperplasia, pois ficava vomitando muito e acabou engolindo essa secreção e foi pro pulmão”, desabafou a mãe.

Ainda segundo Bárbara, a passagem que o alimento percorre para ir ao estômago está obstruída e a cirurgia é para realizar uma traqueostomia e colocar sonda gástrica no paciente. Porém, de acordo com a mãe, o hospital não dá respostas sobre quando a cirurgia será feita.

A reportagem do Terceira Via procurou a assessoria do Ferreira Machado, que afirmou em nota que: “De acordo com a equipe médica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), onde a criança segue internada, o referido paciente precisa realizar uma gastrostomia e uma traqueostomia, porém ainda não apresenta condições clínicas favoráveis para os procedimentos. As cirurgias já foram marcadas duas vezes, mas por falta de condições clínicas do paciente os procedimentos não puderam ser realizados. A equipe ressalta que assim que o paciente apresentar condições clínicas aptas para realizar as cirurgias, os procedimentos serão realizados. A família da criança chegou a procurar a Ouvidoria do Hospital Ferreira Machado (HFM) e está ciente do motivo que impede a realização dos procedimentos cirúrgicos”.