×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Os programas sociais do governo Rafael Diniz

A sociedade apóia os programas sociais e espera que em suas novas versões sejam eficientes e coerentes

Opinião
Por Redação
14 de abril de 2019 - 0h01

Rafael:  expectativa de retomada de programas assistenciais  (Foto: Silvana Rust)

A reportagem especial desta edição destaca a sinalização de um esforço da administração Rafael Diniz no sentido de retomar programas sociais, que existiam em outras gestões, aperfeiçoando-os e até ampliando-os em alguns casos. Não deixa de ser uma promessa de campanha feita pelo prefeito Rafael Diniz de manter esses programas. Porém, com problemas de caixa, muitos deles foram interrompidos.

A sociedade apóia os programas sociais e espera que em suas novas versões sejam eficientes e coerentes, assistindo quem realmente precisa e tendo em anexo uma política eficiente de geração de rendas e educacional para que esses assistidos não fiquem nesta posição permanentemente. Na campanha Fome Zero, de Betinho eternizou-se a frase “Quem tem fome tem pressa”.

A frase é perfeita, mas é sempre bom lembrar o ditado popular que diz que a pressa é inimiga da perfeição. Aplica-se essa premissa na forma de analogia, para que esses programas sejam perfeitos e cumpram realmente o seu papel tirando o hálito de populismo e até de moeda eleitoral como sempre foram rotulados aqui ou em qualquer outra cidade.

O prefeito Rafael Diniz tem tudo para fazer programas eficientes, formando uma grande rede social que aparece os que realmente precisam de apoio, fornecendo insumos para a sobrevivência sem tirar a dignidade. Desta forma é possível fazer as pazes entre a pressa e a perfeição.

O que é preocupante, e o prefeito Rafael Diniz sabe disso, é a questão dos royalties do petróleo, a maior fonte de renda do município. O fantasma da divisão dos royalties em partes iguais para todo o país arrasaria cada quarteirão dos municípios produtores. Agora temos que torcer para que se faça justiça com os produtores mantendo a regra do jogo, e com isso os programas sociais não serão comprometidos.