×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Presos fogem do Carlos Tinoco da Fonseca em Campos

Sete detentos serraram grades e telas para fugirem; menos de 15 horas depois, o comando da PM revelou que todos foram recapturados

Segurança
Por Redação
8 de abril de 2019 - 8h17

A fuga de presos ocorreu durante a madrugada (Foto: Silvana Rust)

Seis detentos fugiram do presídio Carlos Tinoco da Fonseca , em Campos, na madrugada desta segunda-feira (8). De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), os presidiários serraram a grade da cela e escaparam pela parte de trás do prédio, que fica na Estrada do Santa Rosa, bairro Codin, em Guarus, por volta das 4h30. A Seap informou, ainda, que abrirá sindicância para investigas o caso.

Menos de 15 horas depois da fuga, a Polícia Militar revelou que conseguiu capturar todos os foragidos. Um deles foi identificado por Renato Pereira Coelho. Ele foi localizado em um sítio na Estada de Santa Anta, próximo ao distrito de Travessão de Campos. A polícia informou, ainda, que os agentes chegaram ao foragido depois de uma denúncia anônima. Carlos não reagiu à prisão.

Ao longo do dia, a PM foi recebendo novas informações e chegou aos demais fugitivos, que estavam escondidos em uma área da estrada da Usina São João, em sentido a localidade de Brejo Grande.

Fuga– Durante a fuga, os detentos teriam usado uma corda feita de lençóis amarrados, popularmente chamada de teresa, para pular do segundo pavimento para o lado de fora do edifício. Segundo a Seap, um dos fugitivos foi recapturado. As buscas pelos demais continuam. A pasta irá abrir uma sindicância para apurar o caso.

Renato Pereira Coelho foi recapturado (Foto: divulgação/8ºBPM)

De acordo com a assessoria do 8º Batalhão da Polícia Militar de Campos, assim que souberam da fuga de presos, às 5h10 da madrugada, viaturas da PM iniciaram um cerco na imediações do presídio Carlos Tinoco da Fonseca para tentar recapturar os fugitivos.

O Presídio Carlos Tinoco da Fonseca tem  limite para 872 presos, mas pode comportar quase o dobro, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária que dependem de atualização em abril deste ano. Já na Cadeia Pública Dalton Crespo, a capacidade é de abrigar 500 presos, mas o prédio costuma contar com pelo menos 250 pessoas a mais. Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), em dados divulgados em junho de 2018, o Estado do Rio de Janeiro possuía o cadastro de 56.372 presos no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0), sistema criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para monitorar, em tempo real, as ordens de prisão emitidas pelo judiciário e o seu cumprimento em todo o território nacional.

De acordo com dados do Estado do Rio, do total de detentos 54,1 mil são homens e 2,2 mil, mulheres. Mais de 52% são presos provisórios, 24% são condenados e 23% estão em execução provisória. Pelo BNMP, havia na época cerca de 45,5 mil mandados de prisão pendentes de cumprimento no Rio de Janeiro.

Mais informações em instantes.

Veja as fotos de quatro dos fugitivos: