×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Voluntários se reúnem para construir moradias em Campos

Projeto Teto vai entregar oito casas em comunidade do município

Solidariedade
Por Redação
7 de abril de 2019 - 10h02

De um sonho de jovens no Chile, há cerca de 20 anos, nasceu o Projeto Teto que constrói casas para pessoas em situação de vulnerabilidade com a ajuda de voluntários e de doações. Com o passar dos anos, o projeto aos poucos foi ampliado até que, em 2018, chegou a Campos com a construção de quatro casas. E não para por aí. Nos próximos meses, outras oito serão erguidas em Campos para beneficiar mais famílias.

No Parque Aldeia voluntários trabalham na montagem de casas (Foto: divulgação)

A jovem Cíntia Prado é uma das voluntárias do Projeto Teto e fala com orgulho das conquistas. Ela começou a atuar no Teto em 2017. “Na época, íamos ao Rio de Janeiro ajudar nas construções lá, mas com o passar do tempo, nosso grupo aumentou aqui e pensamos em construir em Campos em vez de ir pra lá. Começamos a trabalhar aqui em
novembro de 2018. Construímos quatro moradias emergenciais na comunidade Aldeia III, que identificamos ser a mais carente da cidade através de um mutirão de visitas em que conhecemos a realidade de vários locais. Em julho, temos a previsão de construir mais oito casas na mesma comunidade”, comemorou.

Mutirão coloca a mão na massa para construir casas em poucos dias (Foto: divulgação)

Neste ano, o Teto pretende construir um total de 35 moradias para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade nas comunidades mais precárias em todo o estado do Rio de Janeiro – em todo o Brasil serão
167 ao todo. Além do programa de moradia de emergência, há projetos comunitários voltados para a melhoria dos territórios (reforma de áreas de lazer, centros comunitários, escadarias, pavimentação, hortas comunitárias, infraestrutura alternativa de iluminação, esgoto e acesso à água) e oficinas sobre direitos (recorte moradia e cidade) para moradores.

Como ajudar
Para as construções em Campos, quem quiser pode ajudar através do link www.catarse.me/cintiaevictor. Qualquer pessoa pode fazer doações e ajudar para que os voluntários do projeto consigam financiar o trabalho.

“As doações vão até o dia 9 de maio e qualquer pessoa pode doar qualquer quantia pela internet. Já em julho, entre os dias 20 a 25, faremos os mutirões de construções. Toda ajuda é bem vinda”, concluiu Cíntia.