×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Leozinho segue para o Rio nesta quarta-feira para consulta no Inca

Campanha para arrecadar fundos para tratamento continua na internet

Solidariedade
Por Redação
1 de abril de 2019 - 18h16

Leozinho foi diagnosticado com linfoma (Foto: Reprodução/Facebook)

O jovem Leonardo Olegário, de 15 anos, mais conhecido como Leozinho, que foi diagnosticado com Linfoma de Hodgkin — um tipo de câncer maligno que ataca as células de defesa do corpo —, está com viagem prevista para o Rio de Janeiro, na madrugada desta quarta-feira (4), para uma consulta no Instituto Nacional do Câncer (Inca). Até a tarde desta segunda-feira (1º), a campanha na internet para ajudar a custear o tratamento do adolescente já havia arrecadado R$ 43 mil.

A vaga no Inca e o transporte para o Rio de Janeiro foram conseguidos pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do secretário Abdu Neme.

O caso do adolescente que vendia bombons pelas ruas do bairro da Pelinca, em Campos dos Goytacazes, comoveu a cidade. Leozinho é muito conhecido por quem frequenta a área e chama atenção por onde passa por sua simpatia e educação ao abordar as pessoas para vender os doces e ajudar a família. O jovem mora com irmãos e a mãe em uma casa humilde na comunidade da Portelinha, que fica no bairro Matadouro. Além de dinheiro e alimentação, as pessoas também estão doando itens para a casa dele.

Um dos organizadores da campanha de arrecadação de fundos para o tratamento, o estudante Pedro Machado, explica que a “vaquinha virtual” segue, já que ainda não uma estimativa do quanto será necessário para tratar o jovem. A princípio, o objetivo da campanha, lançada no dia 29 de março, era arrecadar R$ 20 mil. Mas o valor já alcançou o dobro.

“Ainda não sabemos ao certo o valor total do tratamento, quanto será gasto com locomoção, estadia, medicamentos, entre outras despesas. Isso também vai depender da duração do tratamento”, comentou Pedro.

Além da vaquinha virtual (link aqui) há postos de arrecadação em diversos pontos de comércio da cidade. São eles: Rio Mix Carnes, Padaria Formosa, Prime Veículos e Open House.

Linfoma de Hodgkin

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo. Os homens têm maior propensão a desenvolver o linfoma de Hodgkin do que as mulheres.

O linfoma de Hodgkin tem a característica de se espalhar de forma ordenada, de um grupo de linfonodos para outro grupo, por meio dos vasos linfáticos. A doença surge quando um linfócito (célula de defesa do corpo), mais frequentemente um do tipo B, se transforma em uma célula maligna, capaz de multiplicar-se descontroladamente e disseminar-se. A célula maligna começa a produzir, nos linfonodos, cópias idênticas, também chamadas de clones. Com o passar do tempo, essas células malignas podem se disseminar para tecidos próximos, e, se não tratadas, podem atingir outras partes do corpo. A doença origina-se com maior frequência na região do pescoço e na região do tórax.

LEIA MAIS
Fraude: falsos voluntários usam campanha em benefício de Leozinho para arrecadar dinheiro