×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi: confira os assuntos da semana

Colunista do Terceira Via recebe prêmio e reordenamento do trânsito na 28 de março são destques

Campos
Por Coluna do Balbi
1 de abril de 2019 - 16h15

Joilson Barcelos e sua esposa (Foto: divulgação)

Em Brasília

Depois de uma temporada de 10 dias em São Paulo, o empresário Joilson Barcelos fechou a semana em Brasília, na condição de presidente da poderosa Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro -ADERJ. Acompanhado da mulher Cecília ele participou da posse da diretoria da Frente Parlamentar que defende as atividades empresarias. A partir de agora, Joilson tem uma agenda semanal no Rio de Janeiro.

DEMOS NA FRENTE

Essa coluna, em sua versão virtual, noticiou em primeira mão as seguintes notícias:

1 – Chegando – A Assaí, uma forte rede de supermercados, vai se instalar em Campos e gerar no mínimo 300 empregos diretos. A empresa arrendou uma grande área pertencente a extinta usina do Queimado, no trevo do Estrada do Contorno. Com estrutura arquitetônica pré-moldada a Assaí pretende inaugurar sua loja em Campos até julho deste ano. O arrendamento foi por 40 anos. Isso abre caminho para que outras faixas de terra da extinta usina que não podem ser vendidas, possam ser utilizadas através de arrendamentos.

2- Ao Gato Preto – Quando faleceu o proprietário de Ao Gato Preto, o boteco mais antigo e famoso de Campos, considerado patrimônio imaterial por Lei Municipal, essa coluna procurou o herdeiro que disse que tinha intenção de continuar tocando o negócio, mas que estava tendo dificuldade em chegar a um denominador comum com o dono do prédio no preço do aluguel. Pois bem: Ao Gato Pedro não tem sete vidas, como se pensava. Pelo menos não ali, onde sobreviveu por pares de décadas. Fechou as portas na rua 21 de Abril, na sexta-feira, dia 29 e vai mudar para a Rua Barão do Amazonas.

 3 – CPI – A Enel, concessionária de energia elétrica, agora é alvo de Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI- na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). Também o superintendente do Procon de Campos, Douglas Pessanha, confirmou que o órgão entrou com uma Ação Civil Pública na 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio contra a empresa, por suspeita de fazer inspeções a residências dos consumidores aplicando multas de até R$ 14 mil, sem observar o trâmite deste tipo de procedimento e cobrando a multa juntamente com a conta de consumo, impedindo o consumidor de recorrer sem pagar por uma infração que pode até nem ter cometido.

4 – Nomeado – Um dos tributaristas mais renomados de Campos e do estado do Rio, o advogado Carlos Alexandre de Azevedo Campos vai coordenar, a convite do governador Wilson Witzel, a recém criada Comissão de Reforma Tributária que irá elaborar propostas, sob a forma de projetos legislativos, a serem apresentadas ao Presidente Jair Bolsonaro. Ele já foi oficialmente nomeado para o cargo. Competência não falta ao talentoso advogado.

É grave

O que tem de empresário na Baixada Campista lesado financeiramente não dá para contar nos dedos. E o responsável por isso é uma das instituições mais bem vistas do Brasil, o Corpo de Bombeiros. O órgão teria emitido laudos falsos garantindo funcionamento de empresas, como cerâmicas e casas de eventos. Agora, as vítimas estão tendo que desembolsar muito dinheiro para regularizar o que era para estar regularizado. O caso está para chegar no Ministério Público.

Premiado

O colunista do Jornal Terceira Via, Carlos Frederico, recebeu o título de Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro em evento acontecido na Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviço e Turismo, no Centro do Rio de Janeiro. Ele recebeu O título das mãos do cirurgião plástico e Embaixador do Rio, Dr. Rawlson de Thuin, que tem raízes campistas, e agora também estará junto aos outros embaixadores atuando na promoção da imagem do Estado do Rio de Janeiro. O prêmio é oriundo da Associação Embaixadores de Turismo do Rio, idealizado por Bayard do Coutto Boiteux que tem a bailarina Ana Botafogo como vice-presidente. O Presidente da Federação da Câmara de Comércio Exterior, Paulo Fernando Marcondes Ferraz; o cardiologista Cláudio Domênico; as idealizadoras do Casa Cor Rio de Janeiro, Patricia Quentel e Patricia Mayer; também entre os agraciados.

Reordenamento no trânsito

O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte, o IMTT vai promover uma obra de reordenamento no trânsito em um cruzamento considerado confuso na cidade. Estou falando do final da avenida 28 de março, no entroncamento com a avenida Presidente Kennedy, no Jóquei e Rodovia RJ-216, que liga Campos a praia do Farol de São Thomé. Está precisando mesmo. Vamos acompanhar.