×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vídeo: paciente agradece cirurgia após reportagem do Terceira Via

Jenifer Feliciano esperou dois meses no HFM por retirada de pedras na vesícula devido à falta de material específico

Campos
Por Redação
26 de março de 2019 - 15h21

Jenifer Feliciano segue internada após cirurgia no HFM (Reprodução)

A paciente Jenifer Feliciano internada no Hospital Ferreira Machado para retirada de pedras na vesícula, conseguiu realizar cirurgia após dois meses de espera na unidade. O procedimento foi concluído na segunda-feira (25). Jenifer segue internada sem previsão de alta.  Ela gravou um vídeo agradecendo ao Jornal Terceira Via por reportagem publicada no último dia 22 de março, onde foi relatado o drama de não poder ser operada devido à falta de um equipamento para realização do exame  CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica), avaliado em R$4,5 mil e que não havia sido adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde porque dependia de licitação, segundo nota enviada pela Superintendência de Comunicação. Surpreendentemente, no dia seguinte, sábado (24), o material foi obtido e o procedimento pré-operatório realizado no HFM.

No vídeo, Jenifer Feliciano afirma a colaboração da reportagem do Terceira Via para que sua cirurgia pudesse ser realizada. A Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Municipal de Saúde foram questionadas quanto aos motivos da longa espera para a operação da paciente, bem como a demora para a compra do equipamento para realização do exame  CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica), avaliado em R$4,5 mil. No dia 22 de março, o governo se defendeu e se posicionou por meio de nota divulgada na mesma reportagem.

Jenifer Feliciano e a família são moradores do Parque Guarus. Há cerca de seis anos, eles se mudaram do interior de Minas Gerais para Campos. Jenifer tem 20 anos e é mãe de dois filhos pequenos. Enquanto aguardava a cirurgia, ela foi mantida em área isolada do Hospital Ferreira Machado e, por isso, não teve contato com as crianças nos dois meses de internação para evitar infecção. Ela foi mantida com soro e analgésicos para suportar as dores causadas por pedras na vesícula. A paciente deverá ser liberada quando estiver em condições de alta médica.

Assista ao vídeo: