×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Villa Maria expõe primeira bailarina negra do Teatro Municipal do RJ

Mercedes Baptista nasceu em Campos e teve longa carreira nacional como dançarina e coreógrafa

Cultura
Por Redação
25 de março de 2019 - 11h09

A campista Mercedes Baptista ganha exposição na Villa Maria (Fotos: Reprodução)

Está em cartaz na Casa de Cultura Villa Maria, a exposição “Mercedes Baptista — O corpo e a dança”, que se estende até 30 de abril.

Nascida em Campos, Mercedes se mudou com a mãe para o Rio de Janeiro muito jovem. Frequentou a Escola de Dança da bailarina Eros Volúsia, reconhecida por seu método de investigação das danças populares para a criação de um balé brasileiro erudito.

Em 1948, Mercedes foi aprovada em concorrido concurso e tornou-se a primeira negra a fazer parte do corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ao lado de artistas como Ruth de Souza, Haroldo Costa e Santa Rosa, Mercedes Baptista militou pelo reconhecimento e pela integração de atores e dançarinos negros no teatro brasileiro.

Mercedes Baptista faleceu em 2014,  aos 93 anos, no Rio de Janeiro  (Foto: Leonardo Aversa/ O Globo / Reprodução)

Reconhecida por seus alunos como uma professora bastante rígida e exigente, ao mesmo tempo, sua bondade e sua generosidade tornavam possível aos alunos mais humildes e dedicados realizarem as aulas sem pagar a mensalidade. Estas características permitiram ao seu Ballet Folclórico revelar ao público alguns dos maiores bailarinos e bailarinas da dança brasileira.

Mercedes Baptista morreu em 2014, aos 93 anos, no Rio de Janeiro, onde foi sepultada.