×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos é monitorada com 90 câmeras e outros cerca de 60 pontos já estão cadastrados

Pessoas comuns e empresas que possuem câmeras particulares que filmam áreas externas podem colaborar

Campos
Por Redação
25 de março de 2019 - 6h00

(Foto: Silvana Rust)

Em uma semana da inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), o Projeto Campos+ Segura, que visa a ampliação do número de câmeras de monitoramento na cidade, a partir da participação da população, já registrou cerca de 60 cadastros. A nova central da Prefeitura de Campos foi inaugurada no último dia 14. Além destes cadastros de pessoas comuns e empresas que possuem câmeras particulares que filmam áreas externas, o espaço conta com 90 câmeras.

Os equipamentos do CISP, instalados em pontos estratégicos, são de tecnologia avançada, com alta resolução e controle de movimentação, de dentro da central, que permite o giro em 360 graus. O centro está sob responsabilidade da Superintendência de Paz e Defesa Social e é operado, 24 horas, por guardas municipais.

O programa tem o objetivo de prevenir, detectar e reagir a situações emergenciais e na preservação do espaço público. Com a participação da comunidade, o objetivo é alcançar o maior número de câmeras externas possível nos próximos anos, como explica o superintendente de Paz e Defesa Social Darcileu Amaral.

O próximo passo é a análise dos equipamentos, que devem ser compatíveis com o sistema do CISP. “A adesão da população neste primeiro momento é extremamente positiva, pois indica que ela aprovou e acredita na proposta do CISP”, frisou Amaral.

Acesso livre – Toda residência ou empresa que aderir ao monitoramento colaborativo, contribuindo para a segurança da comunidade, será identificada em sua fachada com uma placa. Os que aderirem terão também acesso, pelo seu próprio computador e celular, às imagens ao vivo de todas as câmeras do município integradas. O Plano Municipal de Segurança Pública prevê alcançar mil câmeras de segurança na cidade, através de parceria com a comunidade.

Casos solucionados – Poucos dias após ter sido inaugurado, o CISP ajudou a solucionar dois casos na cidade. Um deles foi de uma jovem estudante campista que estava desaparecida e foi encontrada após o CISP identificar imagens dela comprando uma passagem para São Paulo em um guichê, na Rodoviária Roberto Silveira. No outro caso, o CISP foi acionado pela Polícia Rodoviária Federal sobre um caminhão roubado em Itaperuna e que passou pela região central de Campos. O trajeto foi identificado e o caminhão recuperado pela Polícia Militar em São João da Barra.