×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Hospital Dr. Beda se torna centro de treinamento nacional em vídeo cirurgia torácica

Foram muitos os critérios para que o Dr. Beda alcançasse essa condição

Saúde
Por Redação
24 de março de 2019 - 6h50

“O pós-operatório foi muito tranquilo e no dia seguinte eu já me sentia bem. Foi uma recuperação muito boa, sem contar que a cicatriz foi mínima”. A afirmação do motorista Luiz Carlos Martins Manhães, de 69 anos, que operou um câncer no pulmão, ilustra o desejo de todo paciente que passa por alguma cirurgia: um pós-operatório tranquilo. E essa tranquilidade e boa recuperação do paciente, operado na Oncologia da Unidade II do Hospital Dr. Beda, é graças à técnica conhecida como cirurgia torácica minimamente invasiva ou Video Assisted Thoracic Surgery (VATS). Além de já utilizar este método, agora o Hospital Dr. Beda, do Grupo IMNE, foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica para ser um centro de treinamento nacional em cirurgia torácica vídeo assistida. Além de Campos, a cidade de Salvador também foi escolhida para receber o curso. Esses serão os únicos dois locais do país aprovados.

Para o diretor médico do Oncobeda, Dr. Diogo Neves, a escolha do Hospital Dr. Beda para o treinamento comprova o reconhecimento do trabalho desenvolvido há anos em todas as unidades do grupo.

“Alguns critérios foram importantes para essa escolha, entre eles a qualidade estrutural do hospital, toda a tecnologia de ponta que a gente dispõe e o nosso corpo clínico que está capacitado para fazer cirurgias avançadas tecnicamente. Isso significa o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido aqui há muitos anos, reconhecimento da excelência do hospital e ainda de todo investimento que é feito”, destacou o diretor.

Reconhecimento e curso anual em Cirurgia Torácica

Com o reconhecimento pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica para ser um Centro de Treinamento, o Hospital Dr. Beda passa a oferecer o curso especializado em vídeo cirurgia torácica anualmente. O curso será ministrado pela Drª Paula Ugalde, que é especialista na área e atua na Laval University, em Quebec, em parceria com o cirurgião torácico Dr. Ivan de Azevedo, que implantou e difunde a prática no hospital.

“Ainda não conseguimos dimensionar a proporção que isso vai tomar, mas no cenário atual isso é fantástico, pois vai trazer muita tecnologia, novidades e visibilidade para o nosso hospital, porque agora estamos em um projeto nacional e com visibilidade internacional. Vamos colocar Campos com visibilidade no mundo”, comemorou o médico Dr. Ivan de Azevedo.

Além das conquistas do hospital e da região, o curso proporcionará que mais profissionais estejam capacitados para atuar em vídeo cirurgias deste tipo, o que representa um grande avanço para os pacientes.

“O paciente só tem a ganhar. A vídeo cirurgia acontece a partir de uma incisão muito menor em que conseguimos fazer essa cirurgia com o uso de uma câmera e com instrumentos especiais, ao contrário da cirurgia aberta em que o paciente recebe um corte muito maior e fica mais tempo internado por conta de dor. Então cortou-se o tempo de internação hospitalar por causa dessa técnica e o pós-operatório é muito mais confortável. Outra vantagem é que o paciente tem menos perda da capacidade funcional no pós-operatório e volta às suas atividades bem mais cedo em comparação com à cirurgia aberta”, explicou.

O curso

O VATS Brasil, nome oficial do curso, será ministrado a partir de 2020, duas vezes no ano: em março e em outubro. As datas exatas ainda serão divulgadas. Profissionais da área da saúde de qualquer lugar do país poderão participar, porém, inicialmente, os participantes vão ser selecionados por convite.

“Vamos avaliar os profissionais de acordo com as necessidades médicas em cirurgias torácicas em capitais e regiões para podermos difundir a técnica, que ainda é muito mistificada. Essa técnica hoje é muito difundida nos grandes centros, mas queremos ampliar isso”, explicou o Dr. Ivan.