×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Editorial: Jogando luz sobre a Enel

A reportagem especial desta edição trata das reclamações dos consumidores

Opinião
Por Redação
24 de março de 2019 - 16h45

O fato de a Enel, a concessionária que distribui energia elétrica para Campos e região, ocupar o incômodo primeiro lugar no ranking de reclamações de seus consumidores no Procon é prova inconteste que precisamos jogar luz sobre esse problema, que além de grave é caro.

A reportagem especial desta edição trata deste assunto. As reclamações dos consumidores procedem na grande maioria das vezes. E são das mais variadas ordens. Talvez a principal delas seja as oscilações de voltagem que resultam na queima de aparelhos elétricos.

No interior, constantes piques de energia causam problemas ainda mais graves como é o caso da idosa, personagem da reportagem, que precisa usar aparelhos alimentados por energia elétrica para a sua recuperação. Por que esse serviço é considerado tão ruim? Muitos diriam que é a falta de investimentos para obter um sistema mais seguro. E por que faltam investimentos? Parece não haver motivo para isso, face o custo da energia elétrica para o consumidor doméstico e principalmente para as empresas.

As concessionárias em outros tempos alegavam perda com o roubo de energia. Hoje, esse prejuízo é dividido entre os consumidores, como se eles fossem sócios do negócio. Parece que existe um apagão de bom senso nesta questão.

Até agora o consumidor paga a conta e não é barato. Então é preciso jogar luz sobre este problema, e isso cabe a sociedade organizada, através de suas instituições.