×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Previsão de ciclone deixa São Francisco de Itabapoana em alerta

Mar está com ondas de cerca de três metros e já derrubou mais de 10 árvores e três postes

Geral
Por Redação
22 de março de 2019 - 21h09

A possibilidade da chegada de um ciclone no município de São Francisco de Itabapoana entre a noite desta sexta-feira (22) e o sábado (23) mantém os órgãos públicos e moradores do local em alerta. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Izolmar Soares, SFI já sofre com os impactos da mudança climática e as ondas de cerca de 3 metros de altura já derrubaram 12 árvores e três postes somente nesta sexta (22).

“O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta com a previsão do ciclone para o litoral da Bahia e do Espírito Santo e nós aqui de São Francisco estamos trabalhando com a possibilidade da chegada deste ciclone por causa da proximidade com o Espírito Santo”, explicou o secretário.

Ainda segundo Izolmar, por causa do tempo chuvoso e do mar com ressaca, os trechos do litoral com maior concentração de erosão já estão sendo atingidos.

“Os cuidados necessários preventivos já estão sendo tomados. Entre eles, a colocação de fita zebrada, interferências em ruas e bloqueios. Por enquanto nenhuma família precisou ser desalojada”, informou.

Cuidado redobrado com o mar, árvores e postes
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Defesa Civil, esta ressaca é comum de acontecer duas vezes por ano, porém os ventos fortes não. “A orientação aos pescadores é para não irem para o mar. Também orientamos a suspensão dos esportes náuticos e que a população não fique perto de postes, árvores e se houver queda de fiação elétrica que entrem em contato com a Enel”, orientou.

Uma equipe está de prontidão durante o alerta com profissionais de trânsito, Meio Ambiente e Defesa Civil. Em caso de necessidade, os moradores podem entrar em contato pelo 193.