×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Polícia investiga três casos de ameaças de atentados a escolas de Campos

Três jovens de 14, 16 e 18 anos já foram apreendidos entre quarta e esta quinta-feira (21)

Campos
Por Redação
21 de março de 2019 - 13h40

Uma semana após a chacina em um colégio estadual de Suzano, município do estado de São Paulo, três casos envolvendo jovens em supostas ameaças a escolas públicas em Campos mobilizaram autoridades da polícia local. O primeiro caso aconteceu na quarta-feira (20), quando um adolescente de 16 anos foi apreendido após publicar mensagens no WhatsApp. Nesta quinta (21), outro jovem de 18 anos publicou textos nas redes sociais exaltando o feito dos criminosos em Suzano e foi detido em sua casa, onde os policiais civis encontraram diversos materiais como facas, touca ninja e um livro sobre um jogo violento de videogame baseado em fatos. Durante as diligências desses casos, os agentes da Polícia Civil receberam a informação de que um terceiro jovem publicou uma foto segurando uma arma de fogo apontada para a professora dentro da sala de aula de uma escola da cidade.

Primeiro caso

“Primeira chacina da escola lá em Suzano: a segunda vai ser no Olga”. O autor da frase postada em uma rede social é um adolescente de 16 anos, que foi apreendido por policiais da 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), na tarde de quarta-feira (21), em Campos dos Goytacazes. Ele foi encaminhado à delegacia como suspeito de ter cometido crime de ameaça. A escola em questão é a municipal Olga Linhares Correa, que fica na avenida José Carlos Pereira Pinto, no bairro Calabouço, em Guarus.

De acordo com a Polícia Civil, após obter notícias sobre postagens em que o jovem exaltava os assassinos responsáveis pela chacina de Suzano e prometia fazer o mesmo na escola municipal Olga Linhares Correa, a equipe da 146ª DP esteve na unidade escolar, onde apreendeu o adolescente e o conduziu à delegacia para prestar esclarecimentos.

Ainda segundo a Polícia Civil, o adolescente confessou a autoria das postagens, além de demonstrar uma distorcida concepção da realidade, entendendo como banais e pouco reprováveis as ameaças.

Na casa do adolescente, também em Guarus, a equipe da 146ª DP encontrou uma estrela ninja e um soco inglês. Os investigadores ainda tiveram acesso a conversas no seu celular do menor. Ainda segundo a Polícia Civil, pelos diálogos, os investigadores acreditam se tratar de um indivíduo portador de distúrbios de personalidade e tendências suicidas.

Em nota, a Prefeitura de Campos informou:

“O Grupamento Ronda Escolar, da Guarda Civil Municipal, foi acionado nesta quarta-feira (20) pela direção da unidade, após receber a denúncia envolvendo um aluno. Agentes do grupamento estiveram na escola, confirmaram a denúncia, apreenderam o aluno e o encaminharam para a 146ª Delegacia de Polícia, em Guarus, para prestar esclarecimentos”.

Segundo caso

Delegada Nathália Patrão concede entrevista coletiva na 134ª DP (Foto: JTV)

Um jovem de 18 anos foi preso, na manhã desta quinta-feira (21), por suspeita de planejar um ataque ao Ciep Nina Aroeira, no bairro da Penha, em Campos dos Goytacazes. Ele foi conduzido à 134ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado. As postagens do suspeito nas redes sociais enaltecendo a ação dos dois jovens que mataram oito pessoas em Suzano (SP), no último dia 13, chamaram a atenção da Polícia Civil. Em sua casa os policiais apreenderam diversas facas, máscara, touca ninja, medicamentos controlados e um livro com instruções de como fabricar armas.

A delegada da 134ª Nathália Patrão, concede, neste momento, entrevista coletiva sobre a prisão do jovem que estaria planejando atacar a unidade da Penha.

Assista ao vídeo:

Terceiro caso

Após diligências, os policiais civis da 146ª Delegacia de Polícia de Guarus receberam uma fotografia ameaçadora feita por um jovem dentro de uma sala de aula com uma arma em punho apontada para a professora e colegas. Segundo os agentes, o menor estuda no Colégio Estadual Phillippe Uebe, localizada na BR-101, próximo ao bairro Aeroporto, em Guarus. A arma fotografada foi encontrada dentro da casa desse adolescente de apenas 14 anos. A polícia não confirma se ele iria praticar o atendado.

Crime em Suzano

No dia 13 de março de 2019, o Brasil se chocou com a morte brutal de cinco adolescentes e de três adultos. Eles foram assassinados por dois jovens. Um matou o outro e cometeu suicídio em seguida. Nove das dez mortes decorrentes da mesma tragédia aconteceram na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na grande São Paulo.

Sobre o assunto, a secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece), informou, em nota, que desenvolve nas escolas vários projetos de prevenção à violência, bullying e suicídio e reforçando respeito, amor, paz, convivência, através dos projetos Construindo Valores, Música na Escola e, ainda, o Cine Educação, que envolve também as famílias dos alunos.