×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Comitê do Baixo Paraíba do Sul comemora dez anos

Sediada na Uenf, a organização promove gestão descentralizada e participativa dos recursos  hídricos da região

Meio Ambiente
Por ASCOM
21 de março de 2019 - 17h38

Integrantes do Comitê do Paraíba do Sul ((Foto: Divulgação)

O Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana comemorou seus dez anos de existência, em cerimônia realizada no  Centro de Convenções Oscar Niemeyer, na UENF. A cerimônia contou com representantes das várias instituições que compõem o Comitê no Norte/Noroeste Fluminense, que lotaram o Auditório 4 do Centro de Convenções. O Comitê, que tem sede na UENF, tem por objetivo promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos  hídricos da Região Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

A mesa contou com a presença do do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UENF, Olney Motta; do diretor-presidente do Comitê, João Gomes de Siqueira; do diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas, Ney Maranhãp;  do secretário executivo do Comitê, Carlos Ronald Macabu Arêas; e dos representantes da Prefeitura de Campos, Leonardo Barreto (secretário de Desenvolvimento Ambiental); do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Renê Justen (superintendente regional); do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), Vera Lúcia Teixeira; e da Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (Agevap), Juliana Gonçalves Fernandes.

“Este Comitê existe há muito tempo, antes mesmo da lei que o criou. Não foi construção de uma pessoa só, mas de várias gestões. Agora estamos atingindo a maturidade. Vamos deixar um caminho a trilhar muito mais profícuo”, disse João Gomes, que agradeceu à Reitoria pela cessão de mais um espaço dentro da UENF: a sala de monitoramento, que foi instalada no prédio P5, ao lado do Bradesco.

O Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana foi instituído pelo decreto estadual nº 41.720, de 03/03/09 e alterado pelo decreto estadual nº 45.584/16. Trata-se de um órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Sua área de atuação corresponde ao território da Região Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana que, além de abrigar a foz do Paraíba, contém outros rios como o Pomba e o Muriaé, bem como as Lagoas de Cima, Feia  e do Campelo.

Desta Região Hidrográfica, fazem parte integralmente os seguintes municípios: Quissamã, São João da Barra, Cardoso Moreira, Italva, Cambuci, Itaperuna, São José de Ubá, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Natividade, Miracema, Laje do Muriaé, Bom Jesus do Itabapoana, São Francisco de Itabapoana, Porciúncula e Varre-Sai. Parcialmente, estão inseridos os municípios de  Trajano de Moraes, Conceição de Macabu,  Carapebus, Santa Maria Madalena, Campos dos Goytacazes e São Fidélis.