×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Adolescente é apreendido por ameaça a escola pública em Campos

Postagem do menor em rede social afirmava que colégio seria alvo de uma chacina

Campos
Por Redação
21 de março de 2019 - 9h31

Mensagem postada pelo adolescente um uma rede social (Foto: divulgação/Polícia Civil)

“Primeira chacina da escola lá em Suzano: a segunda vai ser no Olga”. O autor da frase postada em uma rede social é um adolescente de 16 anos, que foi apreendido por policiais da 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), na tarde dessa quarta-feira (21), em Campos dos Goytacazes. Ele foi encaminhado à delegacia como suspeito de ter cometido crime de ameaça. A escola em questão é a municipal Olga Linhares Correa, que fica em Guarus.

De acordo com a Polícia Civil, após obter notícias sobre postagens em que o jovem exaltava os assassinos responsáveis pela chacina de Suzano e prometia fazer o mesmo na escola municipal Olga Linhares Correa, a equipe da 146ª DP esteve na unidade escolar, onde apreendeu o adolescente e o conduziu à delegacia para prestar esclarecimentos.

Ainda segundo a Polícia Civil, o adolescente confessou a autoria das postagens, além de demonstrar uma distorcida concepção da realidade, entendendo como banais e pouco reprováveis as ameaças.

Na casa do adolescente, também em Guarus, a equipe da 146ª DP encontrou uma estrela ninja e um soco inglês. Os investigadores ainda tiveram acesso a conversas no seu celular do menor. Ainda segundo a Polícia Civil, pelos diálogos, os investigadores acreditam se tratar de um indivíduo portador de distúrbios de personalidade e tendências suicidas.

Suzano — No dia 13 de março de 2019, o Brasil se chocou com a morte brutal de cinco adolescentes e de três adultos. Eles foram assassinados por dois jovens. Um matou o outro e cometeu suicídio em seguida. Nove das dez mortes decorrentes da mesma tragédia aconteceram na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na grande São Paulo.

Sobre o assunto, a secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece), informou, em nota, que desenvolve nas escolas vários projetos de prevenção à violência, bullying e suicídio e reforçando respeito, amor, paz, convivência, através dos projetos Construindo Valores, Música na Escola e, ainda, o Cine Educação, que envolve também as famílias dos alunos.

Confira na íntegra o posicionamento da Smece:

A prefeitura de Campos, através da secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece), desenvolve nas escolas vários projetos de prevenção à violência, bullying e suicídio e reforçando respeito, amor, paz, convivência, através dos projetos Construindo Valores, Música na Escola e, ainda, o Cine Educação, que envolve também as famílias dos alunos. O Grupamento Ronda Escolar ministra palestras de conscientização envolvendo pais, alunos e funcionários da escola, além de intensificar o patrulhamento perto das unidades escolares. Nesta quarta-feira (20), a palestra foi na Escola Municipal Olga Linhares Corrêa, no Parque Calabouço.

O Programa Saúde na Escola realiza os projetos: Valorização da Vida, de prevenção ao suicídio;”Bullying Não é Legal”, mostrando os malefícios desta prática; e “Construindo Valores”, que trabalha a não violência e o respeito ao próximo. Além disso, a secretaria tem os Programas Elos e Tamo junto, que trabalha a construção de laços entre os alunos, seus responsáveis e à comunidade escolar, além de destacar os malefícios das drogas. O Grupamento Ronda Escolar ministra palestras de conscientização envolvendo pais, alunos e funcionários da escola, além de intensificar o patrulhamento perto das unidades escolares.

Além de projetos voltados especificamente para o desestímulo à violência, a secretaria possui uma série de projetos e programas de Artes, por acreditar que esta linguagem universal promove também maior interação entre os jovens. Entre eles existem: Música na Escola, que leva orquestra às unidades; a volta com as bandas e fanfarras; O Cine Educação, dente outros.

O Grupamento Ronda Escolar, da Guarda Civil Municipal, foi acionado nesta quarta-feira (20) pela direção da unidade, após receber a denúncia envolvendo um aluno. Agentes do grupamento estiveram na escola, confirmaram a denúncia, apreenderam o aluno e o encaminharam para a 146ª Delegacia de Polícia, em Guarus, para prestar esclarecimentos. Na casa do jovem, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil apreenderam uma estrela ninja e um soco inglês.