×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

O Mosteiro e a idade de Campos

A certidão de nascimento da cidade está errada

Opinião
Por Redação
17 de março de 2019 - 0h01

(Foto: Silvana Rust)

A reportagem especial desta edição trata do Mosteiro de São Bento, indiscutivelmente o mais importante patrimônio arquitetônico de Campos, principalmente por sua longevidade. Há um desencontro de datas de sua fundação, mas ele já rompeu a casa dos três séculos e alguns defendem a tese de que ele completaria 380 anos em junho de 2019. Outros falam em 370 ou 329.

Fato é que o Mosteiro de São Bento, no coração da Baixada Campista, caminha para o seu quarto século de existência o que levanta uma questão: quantos anos Campos deveria ter? A certidão de nascimento de Campos está errada. Antagonicamente a Câmara de Vareadores de Campos tem quase o dobro da idade do município.

Alguém decidiu que Campos nasceu a partir da sua elevação a categoria de cidade, descartando a expressão Vila. Diferentemente de outros municípios, Campos lembra aquela senhora que tem vergonha de sua verdadeira idade. Isso na vaidade feminina é até compreensível, mas em se tratando de uma cidade o efeito é contrário.

Mesmo perdendo pedaços importantes de seu patrimônio arquitetônico, ver o Mosteiro de São Bento saudável, com a recente realização de uma obra de restauro, mostra que o município tenta tratar bem o seu passado, a sua história. Então, não seria nada demais passar essa história a limpo e reescrever a certidão de nascimento do município.

É bom lembrar que Campos não se emancipou de nenhum outro. Ao contrário: dele se emanciparam outros, sendo os mais recentes Italva e Cardoso Moreira. Campos é uma cidade que nasceu dela mesma, e nasceu há muito mais tempo do que consta nesta certidão. Para o bem da
história é necessário fazer essa reparação.