×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Novo modelo de transporte pelo IMTT passa por mais uma fase

O sistema será composto por linhas alimentadoras (vans e micros) e linhas troncais (ônibus)

Campos
Por ASCOM
12 de março de 2019 - 9h30

A Comissão Permanente de Licitação do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), através de publicação em Diário Oficial, tornou público nesta segunda (11), a licitação para o serviço de Transporte Coletivo Alimentador de Passageiros, que fará parte do novo Sistema Integrado de Transporte Coletivo da Cidade. O sistema será composto por linhas alimentadoras (vans e micros) e linhas troncais (ônibus). Este é mais um passo para a implantação do novo modelo de transporte no município, que no ano passado contou com 10 audiências públicas iniciando pela apresentação na Câmara de Vereadores, em julho, e seguindo para as áreas previstas no projeto básico.

A proposta do novo sistema, em fase de implantação pela Prefeitura de Campos, através do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), é integrar transporte alimentador de menor capacidade – como van e micro-ônibus – aos ônibus, em todas as áreas distritais do município, levando até terminais próximos à área urbana.  No projeto, através do sistema tronco-alimentador, haverá seis terminais de integração, um para cada região integrante do projeto, e todos os terminais contarão com monitoramento e fiscalização do IMTT.  Os veículos de menor porte poderão transportar o mínimo de 14 e o máximo de 30 pessoas. A ligação entre as linhas tronco (ônibus) e linhas alimentadoras (vans e micro-ônibus) será feita através do cartão integração e não haverá nenhum custo adicional para o usuário.

Segundo o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, através do Sistema de Transporte Coletivo Alimentador de Passageiros, o transporte alternativo passa a ser parte integrante do sistema, com características específicas.

— Os princípios do novo sistema são a economia e eficiência no transporte público dentro de uma proposta em que seja trabalhado em dois sistemas que se comuniquem, um colaborando com o outro.  O município de Campos é o maior do estado do Rio de Janeiro (três vezes maior que a cidade do Rio) e quase duas vezes a cidade de São Paulo. São mais de 4 mil km² de área e com uma característica muito peculiar: grande parte da população (72%) está num perímetro que não passa de 60 km ² (1,5% da área total do município) – nos outros 98,5 % de área no município (mais de 3.900km²), residem 160 mil pessoas de maneira não uniforme. Pensando nisso, foi desenhado um novo sistema, onde as regiões distritais terão um atendimento condizente com suas respectivas realidades — explica Quintanilha.

Na última sexta-feira (08), o IMTT publicou o ato justificativo da delegação de permissão para prestação de serviço no transporte coletivo alimentador de passageiros. Nesta segunda, o Diário Oficial do Município traz a publicação do aviso da licitação do sistema alimentador, que acontecerá no dia 26 de abril, às 10h. Para participação no processo de licitação, é necessário seguir critérios como: ser pessoa física com experiência anterior no transporte de passageiros e será avaliada, ainda, a idade do veículo; presença de multas na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); além da participação em cursos voltados ao aperfeiçoamento no transporte de passageiros, entre outros.