×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Gatos e Filosofia inspiram obra literária

Em seu primeiro livro infantil, a autora Verusca Reis provoca também os adultos a pensar

Cultura
Por Ocinei Trindade
3 de março de 2019 - 12h40

Verusca Reis e o gato Bacon que inspirou livro (Reprodução)

A doutora em Filosofia, Verusca Reis, integra o quadro de professores do curso de pós-graduação em Cognição e Linguagem, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Ela caba de concluir seu mais recente livro, “Bacon: Um Gato Filósofo e o Sentido da Vida”( Editora Autografia; 2019). Trata-se de uma obra infantil onde aborda-se a filosofia como eixo central da narrativa, mas com linguagem acessível a todos.

Nascida em Itaquí, Rio Grande do Sul, há anos a autora vive no Rio de Janeiro, onde graduou-se em Ciências Sociais e fez  Mestrado em Filosofia pela UFRJ, além de Doutorado em Filosofia  pela UERJ. No Laboratório de Cognição e Linguagem da UENF e em alguns cursos de graduação, ela leciona Filosofia e Teoria do Conhecimento. Nesta entrevista, Verusca Reis fala sobre seu livro infantil, a paixão pelos gatos e pelo ofício de escrever e ensinar sobre filósofos.

 

Por que escolheu o tema da filosofia para abordar em uma obra destinada ao público infantil?

Na verdade, não “escolhi”. Acho que foi “ele que me escolheu”. O livro surgiu a partir das minha próprias experiências e paixão pela filosofia e gatos. No entanto, desde o meu Mestrado em Filosofia, já me interessava pela área de ‘filosofia para crianças’ e pensava que seria interessante trabalhar temas tão instigantes assim para o universo infantil.

Quais filósofos são citados e por que os escolheu?

O primeiro a ser citado é o filósofo empirista Francis Bacon. Eu dei este nome ao meu gato, pois quando ele nasceu de uma ninhada de sete gatinhos, da qual ele era o maior de todos e muito curioso. Foi o primeiro a sair da caixa, muito antes dos outros. Bacon nasceu na época do meu Mestrado em Filosofia, no qual li muito os autores empiristas.  Bacon foi um gato extremamente amoroso e companheiro. Ele me acompanhou ao longo de toda a minha formação acadêmica. Este livro é dedicado a ele.

O livro possui uma temática existencialista, ainda que não cite diretamente os autores desta corrente, pois trata do gatinho Bacon pensando o sentido da sua existência. Ele realiza a tarefa do filósofo que é a de se “espantar”, no sentido de admirar e questionar as coisas mais simples até as mais complexas da existência.

Depois,  eu trabalho uma tarefa muito complexa, que é a de pensar na transcendência. Acho que o grande momento do livro é a passagem que Bacon faz ao pensar nas atividades cotidianas de sua vida de gato, para a ideia de o dia que ele não mais existir; como será o “céu dos gatinhos”. Para isto utilizo o Platão, que, cuja noção de transcendência está presente em muitas religiões.

Bacon, o gato que inspira filosofia (Reprodução)

Nos últimos anos, a retirada da disciplina Filosofia do ensino nas escolas causou polêmica e protestos, assim como a Sociologia. Como você analisa esse momento do ensino?

Uma catástrofe. Após a abertura democrática houve uma luta muito grande para a inserção destas disciplinas no currículo. Elas ajudariam os estudantes a pensarem a sociedade onde vivem, bem como a terem seu próprio senso crítico. Por isto, cada vez mais, se faz necessário que a filosofia chegue às crianças e aos jovens, de maneira extracurricular.

O livro é destinado ao público infantil, mas boa parte dos adultos não tem contato com a Filosofia. As crianças podem ser uma ponte para chegar até os pais?

Com certeza. As crianças e os filósofos possuem grandes semelhanças: são altamente questionadores e procuram respostas para suas perguntas. Muitas vezes, os adultos consideram até um exagero e não incentivam este lado da criança, que pode levar, no futuro, a elaboração de um pensamento crítico e abstrato. Muitos acabam sendo tolhidos pelos adultos ou até pela escola. Onde já se viu? Perguntar de mais dá trabalho! Neste sentido as crianças podem ajudar os adultos a resgatarem este lado questionador.

Quantos livros você já publicou e a quais gêneros se dedicou?

Já publiquei capítulos de livros acadêmicos na minha área que é filosofia, sobretudo filosofia da ciência e estudos sociais da ciência e da tecnologia. Livros autorais publiquei no ano passado um de poesia “Vento” (Multifoco). E tenho outros para publicar em breve. Este é o meu primeiro infantil, mas já tenho outro sendo elaborado na forma de poesia.

Quando pretende lançar o seu livro?

No final de Março ou Início de Abril. Faltam somente alguns detalhes. 

Já é possível adquiri-lo?

Sim. No Site da Editora:

http://www.autografia.com.br/loja/bacon:-o-gato-filosofo-e-o-sentido-da-vida/detalhes