×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

IFF vai ofertar três novos cursos no campus Centro, campus Guarus e São João da Barra

Entre os cursos está o bacharelado em Enfermagem e a primeira turma deve começar no segundo semestre de 2019

Educação
Por ASCOM
1 de março de 2019 - 9h44

(Foto: Silvana Rust)

Três novos cursos serão ofertados pelo Instituto Federal Fluminense, a partir do segundo semestre de 2019. São eles: Técnico Subsequente em Eletrotécnica no Campus Avançado São João da Barra, Bacharelado em Enfermagem no Campus Campos Guarus, e Engenharia Mecânica no Campus Campos Centro. Eles foram aprovados em reunião do Conselho Superior, órgão máximo da instituição.

O novo curso da unidade de São João da Barra será o primeiro do IFFluminense a ser ofertado por itinerário formativo, ampliando desta forma as oportunidades de acesso e permanência de jovens e trabalhadores a uma qualificação técnica. No itinerário formativo, o diferencial é que o estudante poderá ingressar por meio de um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) e concluir o Curso Técnico a seu tempo, de acordo com sua disponibilidade, ou optar por etapas de qualificação atendendo a suas demandas pessoais e profissionais.

Na prática, o curso será dividido por módulos, com certificação em cada um deles, e não havendo obrigatoriedade deles serem cursados de forma contínua, podendo o estudante parar e retornar após um período, por exemplo. A continuidade ou não dos estudos será de acordo com a necessidade do aluno. Concluindo todos os módulos, ele terá a formação do curso técnico.

No caso da oferta de São João da Barra, o Técnico Subsequente em Eletrotécnica por itinerário formativo será da seguinte forma: um módulo básico, que funciona como pré-requisito para os demais, que é o Curso de Formação Inicial de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; em seguida os cursos de Formação Continuada de Eletricista Industrial e de Montador de Painéis Elétricos. A última etapa corresponde à qualificação técnica, em que o aluno após ter concluído todos os Cursos de Formação Inicial e Continuada, estará apto a seguir para o Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica para concluir sua formação com o aproveitamento dos estudos anteriores. Cada etapa conta com 300h (veja o gráfico).

A primeira turma vai começar no segundo semestre de 2019, com oferta de 30 vagas e as aulas ocorrerão três vezes na semana, no turno da noite. O público-alvo são alunos concluintes do Ensino Médio, maiores de 18 anos e que tenham concluído o FIC Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Eletricista Industrial e Montador de Painéis Elétricos.

A diretora de Ensino do campus, Maria Lúcia Ravela destaca que a necessidade de criar alternativas formativas para trabalhadores foi uma das motivações para a elaboração do curso que vem sendo pensado desde 2017. “O curso é fruto do compromisso do Instituto com a classe trabalhadora da região, e de oportunizar meios de sua entrada, permanência e êxito, qualificando e elevando a escolaridade do cidadão sanjoanense para que possa atuar de maneira ativa e crítica no desenvolvimento produtivo e econômico de sua região”.

Já o Bacharelado em Enfermagem é um projeto antigo no IFF Campos Guarus, que já conta com o Curso Técnico em Enfermagem, e representa uma verticalização do ensino na área possibilitando ao aluno fazer o curso técnico e seguir para a graduação. O Técnico em Enfermagem é um dos cursos mais procurados no Processo Seletivo do IFF e na última edição contou com 900 inscritos.

Pensado desde 2015, a elaboração do projeto do curso de Bacharelado, aprovado em todas as instâncias institucionais, contou com pesquisas em outras instituições de ensino e visitas técnicas para troca de experiências. De acordo com a diretora de Ensino e Aprendizagem do campus, Monique Freitas Neto, o momento agora é de preparar a infraestrutura para o curso, com compra de equipamentos para os laboratórios, entre outras ações. A primeira turma vai começar no segundo semestre de 2019 e serão ofertadas 30 vagas. Com duração de cinco anos, as aulas serão em tempo integral, com concentração nos turnos da tarde e noite.

“Este curso vai ser muito importante para toda a comunidade de Guarus; ele terá um perfil extensionista, inclusive pretendemos abrir um laboratório para atender à comunidade. Acreditamos que é importante investir na área de saúde, que é o diferencial do Campos Guarus. Então, é uma alegria aprovar este curso, sonhado há muito tempo”, destaca Monique.

Outro curso de graduação aprovado é Engenharia Mecânica no Campos Centro agregando mais uma oferta ao hall de engenharias da unidade que já conta com Engenharia de Controle e Automação, Elétrica e de Computação. O diretor de Ensino Superior de Tecnologia e Bacharelados do campus, Leonardo Sardinha, destaca, ao falar sobre mais essa conquista, de que se trata de um sonho antigo.

“O campus tem praticamente toda a infraestrutura de material humano e físico. É um curso muito bem pensado, preparado com muita propriedade, afinco, cuidado e carinho pelos professores da área de mecânica. Temos o anseio de formar cada vez mais profissionais éticos, capazes tecnicamente, mais críticos e responsáveis com o meio ambiente”, diz.

Ele ainda aponta que as diversas reuniões para estrutura do curso objetivaram a excelência do projeto, a sintonia com o setor produtivo e com as necessidades da região Norte Fluminense. Com duração de cinco anos, a primeira turma vai contar com 30 vagas e está prevista para o segundo semestre de 2019, com aulas nos turnos da tarde e noite.