×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Após denúncia do Terceira Via sobre exploração irregular de aquífero, Inea multa Sesc de Grussaí

Reserva de água doce no subsolo da região sofre com exploração irresponsável, segundo pesquisadores

Geral
Por Redação
27 de fevereiro de 2019 - 19h04

O Sesc Mineiro de Grussaí, em São João da Barra, será multado por explorar de forma irregular os recursos hídricos do aquífero Emborê. A informação é do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que fez uma fiscalização no local na terça-feira (26), após ser questionado pela reportagem do Terceira Via sobre tal atividade praticada pelo Sesc Mineiro sem as devidas autorizações.

Segundo o Inea, técnicos estiveram no local e confirmaram que o Sesc Mineiro de Grussaí dispõe de poço de água sem outorga. Ainda de acordo com o órgão, “a empresa será multada pela irregularidade e também será notificada a requerer a outorga em um prazo de 20 dias”. O Inea não informou o valor da multa.

A descoberta da irregularidade – A irregularidade veio à tona após a reportagem especial da última edição do jornal impresso do Terceira Via abordar o assunto e receber a informação, através de pesquisadores da Uenf, que o Sesc Mineiro e outras empresas exploravam o aquífero de forma irregular.

Durante a reportagem, o Sesc Mineiro foi a única empresa citada que assumiu que explora o recurso hídrico sem possuir  as outorgas necessárias. Procurado pela reportagem, o Inea confirmou que o Sesc também era a única empresa citada que não possui os documentos necessários e foi questionado sobre como iria agir após tomar conhecimento da informação relatada na reportagem. Alguns dias após os sucessivos questionamentos do Terceira Via, por meio de e-mail, o Inea informou sobre a vistoria e a multa no início da noite desta quarta (27).

Nos últimos dias, a reportagem também tentou novamente contato com a assessoria do Sesc através de e-mail. Em nota, a unidade garantiu que “O Sesc está conduzindo os procedimentos para a regularização das captações de água subterrânea em São João da Barra (RJ) e para obtenção das respectivas outorgas de direito de uso junto aos órgãos competentes”.

Entenda – Os aquíferos são áreas com grande volume de água que ficam no subsolo e podem abastecer milhares de pessoas. A região tem grandes aquíferos: o Terciário Formação Emborê, o Quaternário Deltaico e o Terciário Formação Barreiras. Apenas um destes aquíferos, o Emborê, é tão grande que, além de Campos, ainda ocupa parte do território de Quissamã, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. A água proveniente do Emborê é considerada de excelente qualidade. Mas, apesar de tudo isso, há uma grande preocupação entre os pesquisadores: a exploração desordenada destes aquíferos por grandes empresas da região.

Alerta – Pesquisadores da Uenf fizeram um alerta sobre a exploração dos aquíferos. “Na região, nós temos empresas como o Sesc Mineiro de Grussaí que estão explorando uma quantidade muito grande de água em um poço profundo e isso já está trazendo problemas. Nossos estudos indicam que a população que está situada naquela região vai sofrer escassez de água futuramente, já que esse é um bem finito. No município de São Francisco, por exemplo, já está tendo intrusão salina porque estão tirando água além do que a natureza recebe de recarga”, denunciou um dos pesquisadores que não terá o nome divulgado.

Leia também: Mar de água doce no subsolo de Campos