×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Entre o risco e a polêmica: corte de árvore na Pracinha do Sossego rende críticas à Prefeitura

Em nota oficial, secretário Leonardo Barreto afirmou que árvore apresentava risco de queda

Geral
Por Redação
18 de fevereiro de 2019 - 12h20

(Foto: Divulgação)

O corte, na última sexta-feira (15), de uma árvore da espécie Ficus benjamina que há mais de 50 anos compunha a paisagem da Pracinha do Sossego, no Parque Tamandaré, causou polêmica nas redes sociais.

Internautas compartilharam fotos do tronco serrado e da praça sem árvores e criticaram o que seria falta de sensibilidade da Prefeitura, que estaria privando de sombra quem frequenta o local e colaborando para que a cidade se torne mais cinza, quente e poluída.

A secretaria de Desenvolvimento Ambiental, porém, garante que a árvore estava condenada e havia se tornado um perigo para quem passava pela praça. Em nota oficial emitida no site da Prefeitura, o secretário de Meio Ambiente Leonardo Barreto afirmou que “árvore completamente morta, oca por dentro, e que apresentava risco de queda”.

A ação incluiu, ainda, a poda de outras árvores da mesma espécie, que estariam interferindo na rede elétrica. Ao Jornal Terceira Via, o secretário afirmou que a pasta conta com equipe qualificada e que toda ação semelhante é precedida de um estudo.

“O responsável direto pela equipe é engenheiro ambiental e o responsável geral pela arborização é engenheiro agrônomo. A manutenção inclui uma vistoria prévia para que se identifique o problema e o que pode ser feito. Nesse caso, foi constatado que havia risco iminente de queda. Então, preferimos fazer a retirada antes que a árvore viesse a cair devido a uma chuva mais pesada ou vento mais forte”, diz.

Não é a primeira vez que a Prefeitura intervém na Pracinha do Sossego. Em abril de 2017 foi feita poda de manutenção preventiva em cinco árvores. Na época, as árvores foram submetidas a monitoramento.