×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Corte de árvores feito pela prefeitura recebe críticas

Moradores e frequentadores da Praça do Sossego reclamam do estado em que ficaram as árvores

Campos
Por Redação
15 de fevereiro de 2019 - 16h39

Galhos cortados das árvores na Praça do Sossego (Reprodução)

Quem passou pela pequena Pracinha do Sossego, na Rua Tenente Coronel Cardoso ou Rua Formosa, nesta sexta-feira (15), se assustou com uma poda de árvores realizada pela Prefeitura de Campos. Apesar do tamanho reduzido da praça, as árvores sempre chamaram a atenção pela altura, volume e sombras que produzem. Alguns moradores e frequentadores do espaço criticaram o tamanho do corte que afetou diretamente a estética e a inibição da cobertura, já que a copa das árvores foi bastante reduzida. Nas redes sociais, houve quem protestasse.

Em sua página no Facebook, o empresário e jornalista Rodrigo Florêncio demonstrou irritação com o que foi realizado no local. “Tá calor, né? Só espero sinceramente que a Prefeitura de Campos tenha uma excelente justificativa para cortar (isso não é poda) essas árvores na pracinha do Sossego. O poder público, que sempre foi omisso com o local, permitindo sua ocupação desordenada e irresponsável, quando resolve intervir, agride o meio ambiente”, criticou.

Um carro da Guarda Municipal esteve no local no ato da poda (Foto:Redes Sociais)

A pesquisadora em Biologia Sonia Guimarães ficou impactada com o resultado da poda das árvores. “Nossa! Não acredito! Geralmente, é por conta da fiação. Só chorando”, lamentou. Para a professora Isabel Maiolino, a ação municipal falhou. “Se a ideia é aumentar a praça, com certeza, precisaremos de mais árvores e mais sombra. Mas com isso, muito chão e nada de sossego e paz. É provável que mudem o nome da praça também”, comentou. Outra internauta que não gostou do resultado do corte das árvores foi Ana Paula Mairen. “Fico arrasada. São os fios? Tem corte certo pra isso, né? Agora mais essa. Isso me estressa”, queixou-se. A servidora pública Fúlvia D´Alessandri também lamentou. “Muito triste isso”, disse.

Nota da Prefeitura 

A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental alegou que na Praça do Sossego foram identificadas árvores que precisaram de intervenções, tanto para garantir que voltem a crescer saudáveis como a segurança da população. As análises são feitas pelo corpo técnico da secretaria, cuja equipe é orientada por engenheiros ambientais. Além das podas das árvores, as equipes do órgão realizam manutenção diária da Praça, inclusive com varrição, sempre visando o bem estar da população. As árvores da Praça do Sossego são da espécie “Ficus” Ficus benjamina, uma árvore exótica originária da Ásia, de crescimento rápido e muito susceptível ao ataque de parasitas como no caso em questão, ervas de passarinho e epífitas.

“Em avaliação técnica, foi constatado que os ramos das referidas árvores estavam desproporcionais às suas copas, inclusive com o agravamento do peso e ataque das ervas de passarinho, podendo vir a causar um acidente grave a qualquer momento, por tratar-se de área de grande circulação de pessoas foi necessária poda mais drástica de uma delas e remoção de outra”, explicou o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.