×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Aderj faz apresentação sobre incentivos fiscais para Secretaria de Fazenda

O presidente em exercício da Aderj, Joilson Barcelos, deixou o gabinete do secretário otimista e satisfeito

Estado do RJ
Por ASCOM
8 de fevereiro de 2019 - 12h35

O secretário de Fazenda do Estado do Rio, Cláudio Rodrigues de Carvalho, recebeu nesta quinta-feira (07) a Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro (Aderj) representada por Joilson Maciel Barcelos Filho, presidente interino da associação juntamente com os vice-presidentes Srs. José Carlos Santana e Antônio Carlos Cardão, Ana Cristina e Olavo leite. Foram convidados para participar da mesma o Sr Sérgio Duarte Vice-presidente e Priscila Sakalem da FIRJAN- Federação das Indústrias do Estado do Rio. A pauta foi a apresentação da associação desde a sua fundação e os incentivos fiscais Lei 4.173/03 e o Decreto 44.498/13 demonstrando a pujança do setor para economia fluminense e a importância dos regimes que desde o início aumentaram a arrecadação do Estado, e conseguiram um equilíbrio tributário em relação aos estados vizinhos, evitando um prejuízo nos cofres do estado e um grande desemprego para população fluminense.

O secretário após assistir à apresentação e receber um detalhado documento elaborado pela Aderj sobre a Guerra Fiscal – em especial da região sudeste – e os danos causados nos últimos anos à economia do Rio de Janeiro, disse que vai “proteger” o Estado e o setor produtivo fluminense diante das estratégias fiscais praticadas por outras Unidades Federativas.

Os assessores Wildson Gonçalves de Melo e Márcio Ferreira Bernadino externaram o empenho do novo Governo Estadual de recuperar a economia do Rio, e garantiram que todos os esforços serão feitos para apoiar o setor produtivo em suas diversas áreas.

O documento elaborado pela associação traça uma linha do tempo sobre e existência do problema desde a década de 90 e faz estimativas de quanto a economia fluminense perdeu desde então, além de assistir à migração para outros estados de empresas atacadistas distribuidoras e indústrias, atraídas por impostos menores cobrados em suas novas matrizes territoriais, mas distribuindo seus produtos e serviços para vários outros Estados, sendo o Rio, o mais afetado por ser o segundo mercado consumidor do país e com uma logística privilegiada se tornando a área preferencial onde essa guerra se trava ainda mais forte. O conteúdo do documento continuará em pauta em uma segunda reunião a ser marcada pela Secretaria de Fazenda do Estado com a Aderj.

A participação do Sergio Duarte foi fundamental e contribuiu muito para fortalecer o elo da cadeia de abastecimento, que aproveitou a oportunidade para reivindicar ao secretário um incentivo para as empresas industrial ou atacadista distribuidora se instalarem no interior do Estado em uma igualdade tributária competitiva com outras Unidades Federativas.

O presidente em exercício da Aderj, Joilson Barcelos, deixou o gabinete do secretário otimista e satisfeito. Para ele, pelo exposto o governo irá buscar uma solução garantindo a recuperação da economia fluminense.

– Foi importante a fala tranquilizadora de que as empresas que hoje utilizam regimes especiais no Estado e que cumprem com as regras permanecerão com esse equilíbrio, o que o secretário deixou bem claro e que todas as empresas terão que ficar atentas a cumprir rigorosamente as contrapartidas estabelecidas, o que é o correto – disse Joilson Barcelos presidente em exercício da Aderj.