×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Chafariz histórico no centro de Campos é alvo de vandalismo outra vez

Ornamentos que compunham o monumento foram roubados

Campos
Por Thiago Gomes
7 de fevereiro de 2019 - 14h28

Dois dos leões que “guardam” a fonte foram roubados (Foto: JTV)

Ele está na Praça das Quatro Jornadas, bem no centro de Campos dos Goytacazes, desde 1906. No entanto, mais difícil do que resistir ao tempo tem sido suportar o vandalismo. O Chafariz Belga, um dos cartões postais do município, teve várias peças roubadas novamente. Dois dos quatro leões de metal que compõem o topo do monumento histórico e seis das oito taças que ficam na base sumiram.

O chafariz, tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam), é uma réplica de um dos 100 chafarizes que o descobridor da América, Cristóvão Colombo, mandou fabricar. Segundo registros da Prefeitura de Campos, atualmente, só existem dois no mundo: um no município e o outro na Europa.

Taças que ficam na base também sumiram (Foto: JTV)

A fonte, importada da Bélgica, foi um presente para a cidade, oferecido ao primeiro prefeito de Campos, Manoel Rodrigues Peixoto, pela companhia inglesa Campos Syndicate Ltda. que, em 1905, se tornou a primeira empresa de fornecimento de água e serviço de esgoto do município. A inauguração foi realizada pelo segundo prefeito de Campos, Manuel Camillo Ferreira Landim, em 11 de outubro de 1906, em comemoração à Descoberta da América. Segundo registros históricos, a ocasião solene foi festejada até com salva de 21 tiros.

Por causa do vandalismo, as peças da fonte tiveram que ser repostas ao longo dos seus quase 113 anos. A última restauração foi entregue à população em 23 de dezembro 2013. O trabalho durou cerca de um ano e demandou, inclusive, a reprodução fiel das taças e leões. Na época a fonte também recebeu sistemas de iluminação e som e de águas dançantes.

A secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Campos informou que já identificou o furto e está fazendo levantamento das peças levadas para as devidas providências.

Chafariz Belga antes do vandalismo sofrido (Foto: Silvana Rust)