×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Rio terá primeiro presídio vertical do país, anuncia governador Witzel

Local terá nove andares, capacidade de alojar 5 mil presos e vai ser erguido no Complexo de Bangu

Estado do RJ
Por ASCOM
5 de fevereiro de 2019 - 10h29

Governador Wilson Witzel (Foto: divulgação)

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou nesta semana que o estado terá o primeiro presídio vertical do Brasil, com nove andares, capaz de alojar 5 mil presos. A estrutura será erguida no espaço de uma unidade penal do Complexo de Bangu, o Presídio Plácido de Castro, que está em más condições de conservação, de acordo com o governador.

Witzel ressaltou que a ampliação do sistema penitenciário também é uma resposta às medidas propostas nesta segunda-fera pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, de endurecimento das leis penais.

“A primeira questão que eu coloquei para o ministro Sergio Moro, ainda em dezembro, foi o impacto disso no sistema carcerário. Nós estamos desenvolvendo aqui no Rio de Janeiro um modelo de presídio vertical, com nove pavimentos, que pode acondicionar em cada cela de seis a oito presos. Isto já está em andamento, nós já estamos fazendo um projeto básico para encaminhar ao Departamento Penitenciário [Nacional]”, disse Witzel, que participou hoje da posse do novo presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Cláudio de Mello Tavares.

Fonte: Agência Brasil